Influenciadora assume ter aprendido a aplicar fenol em curso online
De acordo com a defesa de Natalia Becker, dona da clínica onde um paciente morreu, ela se especializou com uma farmacêutica, em 2023
atualizado
Compartilhar notícia
Dona da clínica de estática onde morreu Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, por complicações após um pelling de fenol, Natalia Becker assumiu ter aprendido a aplicar a substância num curso online, com uma farmacêutica, no Paraná, em 2023. As informações foram passadas pela advogada da influenciadora, Tatiana Fortes.
Natalia prestou depoimento para a Polícia Civil nesta quarta-feira (5/6), que decidiu indiciá-la por homicídio com dolo eventual, que é quando se assume o risco de matar.
“A lei estabelece que isso [o procedimento] seria um ato médico [e a Natalia não tem formação médica]. Ela disse que comprou esse fenol livremente, na internet. Ela se mostrou muito arrependida. Disse que fazia de dois a três atendimentos por semana”, contou o delegado do caso, Eduardo Luis Ferreira.
Sobre ter demorado dois dias para se apresentar à Justiça, Natália esclareceu que não houve fuga: “Eu não estava foragida. Os últimos dias estavam sendo muito difíceis para mim. Eu estou muito triste pelo que ocorreu. Nunca quis prejudicar ninguém. Isso acabou com a minha vida e jamais tive a intenção de prejudicar a vítima”.
Fortes também explicou o motivo. “Ela passou muito mal, ela tem 29 anos e viu uma pessoa morrer na clínica dela. Ela teve crise de ansiedade. O depoimento estava marcado para amanhã, 11h, e viemos antes”, justificou a defesa da moça.
Henrique morreu na segunda-feira (3/6), depois de fazer o procedimento na instituição de Natália Becker, em Campo Belo, São Paulo. O rapaz reclamou de dor logo depois da sessão, desmaiando em seguida. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada às pressas, porém, ele morreu em seguida.
Riscos do fenol
Pelos riscos de alta toxicidade, anteriormente o fenol só poderia ser aplicado em centros cirúrgicos e com monitoramento rigoroso, mas recentemente, com novas formulações, foi permitido usá-lo em consultórios médicos, sendo que de maneira mais suave, segura e com o paciente sendo monitorado em tempo real, com acompanhamento médico.
Além disso, o fenol não pode ser usado por pessoas com problemas nos rins, no fígado e no coração, já que é considerado cardiotóxico, com grandes efeitos nocivos.