Horas antes de morrer, Walewska Oliveira havia ministrado palestra
Edu Toledo, companheiro da jogadora de vôlei nos bate-papos com o público, conversou com exclusividade com a coluna. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
No último dia 21, morreu Walewska Oliveira, mas horas antes a jogadora havia compartilhado sua experiência numa palestra para mais de 150 pessoas, em um colégio de São Paulo, para professores, coordenadores e alunos de 12 a 15 anos, ao lado Edu Toledo, especialista em comportamento. A coluna bateu um papo exclusivo com o rapaz, que ainda é apresentador do podcast Napacast.
“Foi um choque, porque estávamos juntos horas antes. E quando recebi a noticia, achei que era alguma confusão ou erro de informação. Foi difícil acreditar, tentar compreender, foi um momento muito triste, de grande pesar. Foi muito triste receber a notícia, da forma que foi, ainda mais por ser uma pessoa tão incrível e admirada pelo Brasil. Wal nos deixou um legado, um aprendizado muito grande”, explicou com exclusividade.
O projeto era enorme e já haviam outras datas agendadas. “Uma das palestras da semana seguinte já estava até paga, onde inclusive fizemos a devolução do valor para o contratante. O trabalho estava forte na divulgação das palestras”, completou Toledo, informando que a notícia da morte pegou a todos de surpresa.
Sobre se a esportista havia dado algum sinal de tristeza ou depressão, Edu Toledo afirmou que não. “Nossa relação sempre foi muito profissional, nunca falamos da nossa vida pessoal e, em todos os momentos que estivemos reunidos, falamos sobre as palestras que estávamos desenhando. O astral estava muito bom, de comprometimento e otimismo”, contou.
Edu ainda revelou que não retomou com novas palestras, pois ainda está refletindo como será daqui pra frente. “Quero sempre falar e levar a história de vida, da atleta, da campeã olímpica Walewska em minhas palestras. Será minha eterna homenagem à ela”, lembrou.
E seguiu: “Eu entrevistei a Wal em janeiro deste ano. Na ocasião comentei com ela que eu era palestrante e sugeri para que ela começasse também nessa área, então ela me pediu para ajudá-la a estruturar uma palestra. Após diversas reuniões, ela disse que gostaria que fosse realizada em dupla e me convidou”.
Segundo Edu, o objetivo dos encontros seria despertar no publico uma reflexão sobre os temas de alta performance e disciplina, além de debater temas como comunicação, trabalho em equipe e liderança: “Fazíamos uma analogia entre o esporte, a história da Wal e o mundo corporativo. Tudo isso para mostrar a importância da disciplina para alcançar resultados mais satisfatórios”.