Globo tropeça em racismo estrutural em Mania de Você
Globo vai colocar Mumuzinho em Mania de Você como corretor de imóveis e mostra racismo estrutural da emissora
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à grande repercussão dos casos de racismo que Vinicius Jr. vem sofrendo no Brasil e no mundo, a Globo, emissora que noticia tanto casos e diz lutar contra o racismo, vem, talvez sem nem perceber – o que nesse caso é muito grave -, mais uma vez coroar o racismo estrutural.
A gente explica: Em um ação com uma construtora, que irá ao ar na novela Mania de Você, o cantor Mumuzinho será um corretor de imóveis que venderá um apartamento para o personagem de Igor Cosso.
É a velha história do trabalhador negro que vende o apartamento para o homem branco. Tão clichê isso que só faltou o cenário de fundo ser o Leblon. A emissora, que há anos vem dizendo lutar contra o racismo, talvez não tenha preparado tão bem seu departamento comercial para perceber e identificar racismos estruturais.
O cantor foi escolhido pela construtora, pelo fato de seu primeiro apartamento ter sido um imóvel da marca. Logo, se a intenção era credibilizar, por que não um negro sendo o comprador, assim como foi o caso de Mumuzinho? Mas em um país que tem suas raízes escravocratas, ainda se acredita e se reproduz em novelas que o poder de compra está só na mão do homem branco.
Essa vergonha a Globo vai passar no crédito ou no débito? Façam suas apostas.
Ver essa foto no Instagram