Gilberto Gil fala sobre Preta: “Vai viver o tempo que tiver que viver”
O cantor opinou a respeito da luta da filha conta um câncer, que retomou o tratamento após o problema reaparecer em quatro locais do corpo
atualizado
Compartilhar notícia
No fim do mês passado, Preta Gil falou sobre a volta do tratamento contra o câncer, após o problema reaparecer em quatro locais do corpo. E a cantora tem falado muito da importância do apoio da família e dos amigos nesse momento em sua vida.
Durante o lançamento do livro Meu lance é poesia, do cantor Cazuza, na noite desta segunda-feira (2/9), o pai da cantora, Gilberto Gil, bateu um papo com o colunista Marcos Bulques, do Conexão Entrevista, falou sobre o caso e se derreteu pela herdeira.
“O amor é mais do que natural, espontâneo, é compulsório, é genético, tem essa coisa do DNA, do código genético, filha, né? É um amor compulsório, mas além disso, é uma representante que ela é do ser humano, dessa condição existencial do ser humano. Então, fosse qualquer outra pessoa, provavelmente o sentimento de amor originário estaria também voltado para ela, dirigido a ela, mas no caso, ela é filha, então nem se fala”, afirmou ele.
Em seguida, o cantor se mostrou positivo quanto ao tratamento: “Dará tudo certo de qualquer maneira. Nós todos estamos aqui por um período, então o período dela vai ser o que a vida dedicar a ela, como a você também será o seu período, o meu será o nosso período”, declarou, antes de completar:
“Evidentemente, esse desejo natural que isso se prolongue, no caso, exatamente esse afeto profundo que a gente tem, no caso dela, a gente quer que ela viva muito e vai viver o tempo que tiver que viver, será assim”, decretou.
Gilberto Gil também falou sobre Cazuza, o homenageado da noite: “Uma grande figura que nos deixou cedo, mas com uma vida cheia de coisas, tão intensa, um legado tão afirmado. E um dos legados importantíssimos do Cazuza para nós, pelo menos pra mim, pessoalmente, é a família, a mãe [Lucinha Araújo]. O pai dele (João Araújo) foi meu primeiro contratador como artista para discos e depois Lucinha, a mãe, que ficou amiga querida até hoje”, encerrou.
Preta expõe conselho do pai
Preta Gil esteve no Conversa com Bial, da TV Globo, e revelou um conselho que recebeu de seu pai, Gilberto Gil, enquanto estava se recuperando da sepse que sofreu no ano passado. Na ocasião, a cantora estava internada na UTI após apresentar um quadro de infecção generalizada após uma sessão de quimioterapia e corria risco de morrer.
Segundo Preta, durante uma visita, o artista explicou que ela não precisava viver lutando contra a doença e que, se ela sentisse que não tinha mais forças para lutar, deveria aceitar o fim da vida e ir tranquila.
“Se estiver sendo muito difícil pra você e se for sua hora, aceite”, contou Preta Gil sobre o conselho do pai. “Se estiver muito pesado pra você, vai, se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo e lutando da forma que você tá lutando”, completou a cantora.
No papo com Bial, Preta explicou que, até aquele momento, ninguém havia explicado sobre a gravidade do seu quadro de saúde. O conselho de Gilberto Gil, no entanto, foi importante para que ela tivesse forças para lutar pela vida.
“Aquilo virou uma chave na minha cabeça porque em nenhum momento ninguém tinha me dito que eu estava correndo risco de vida ainda. O pai trouxe a realidade e eu falei: ‘Não quero morrer, não. Não chegou a minha hora, não’. E funcionou muito”, relatou. “Foi ótimo ele ter dito isso para mim porque eu estava na merda”, declarou a cantora.
Ainda na conversa, Preta Gil disse acreditar que a situação fez com que o pai voltasse para 2016, quando foi internado para tratar uma insuficiência renal crônica.
“Ele deu uma desistida uma hora. Ele falou: ‘Não está dando para mim, eu não quero mais esse tratamento, esse tratamento vai me matar’. Ele pediu que os médicos suspendessem o tratamento que ele tava fazendo. Acho que ele se colocou nesse mesmo lugar”, disse ela.
A volta do câncer de Preta Gil
No fim de agosto, Preta Gil gravou um vídeo onde contou detalhes sobre a volta do tratamento contra o câncer. A cantora revelou que o câncer voltou em quatro lugares diferentes do corpo.
“Eu tive um câncer no intestino que eu tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade – obviamente com a minha reabilitação – estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão”, disse.
“Remissão é um período de cinco anos onde o câncer pode voltar. Não só no meu caso, como no caso de 40% das pessoas que têm um câncer primário e foi o que aconteceu comigo: o meu câncer voltou em quatro lugares diferentes: eu tenho dois linfonodos, eu tenho uma metástase, que fica no peritônio, e um nódulo, uma lesão, na ureter”, revelou a cantora.