metropoles.com

Fundador de um bloco, Jeferson Kim fala da vida de modelo e Carnaval

O ator conversou com a coluna sobre o Visita Fofoqueira, que desfila nas ruas do Estácio, bairro boêmio do Rio e chamado de “Berço do samba”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fundador de um bloco, Jeferson Kim fala da vida de modelo e Carnaval - Metrópoles
1 de 1 Fundador de um bloco, Jeferson Kim fala da vida de modelo e Carnaval - Metrópoles - Foto: Divulgação

Faltam poucos meses para o Carnaval e quem é envolvido pelo ritmo do samba já está na expectativa para os desfiles das escolas de samba e blocos de rua. É o caso do ator Jeferson Kim, de 40 anos.

Nascido em São Paulo, ele é um dos fundadores do bloco Visita Fofoqueira, que desfila pelas ruas do Estácio, bairro boêmio do Rio e conhecido como “Berço do Samba”, e iniciou a carreira de modelo aos 18 anos, em terras paulistanas.

O sucesso e reconhecimento de seu trabalho lhe renderam diversos desfiles e editorais de moda. Um trabalho que marcou o jovem foi posar para as lentes de um fotógrafo alemão.

“Era um simples editorial de Carnaval, mas acabou virando uma exposição de fotos em Berlim, na Alemanha. Esse trabalho abriu oportunidades e acabou fazendo alguns comerciais na televisão europeia”, recordou.

3 imagens
Fundador de um bloco, Jeferson Kim fala da vida de modelo e Carnaval
Jeferson Kim posa durante um evento
1 de 3

Jeferson Kim é clicado durante um desfile de Carnaval

Divulgação
2 de 3

Fundador de um bloco, Jeferson Kim fala da vida de modelo e Carnaval

Divulgação
3 de 3

Jeferson Kim posa durante um evento

Divulgação

Jeferson Kim é presidente do bloco Visita Fofoqueira, fundado em 2012, por um grupo de amigos apaixonados pela “festa do Momo” e sambas-enredo. Os foliões desse grupo desfila na terça-feira de Carnaval. A concentração é na Praça Coronel Castelo Branco, ao lado do Sambódromo. Já o desfile está marcado para às 16h, na Avenida Salvador de Sá, passando pelas ruas Carmo Neto e São Martinho, finalizando o desfile na Praça Coronel Castelo Branco.

Além de presidente, ele também é um dos fundadores e, durante a conversa, contou como surgiu a ideia do nome bloco: “O nome do bloco surgiu após observar que as pessoas iam para a casa dos amigos ou ligavam para contar fofocas e fazer comentários. Daí, vi que esse nome seria interessante para um bloco de Carnaval”, detalhou, antes de completar:

“O bloco foi criado em maio de 2012. Porém, o primeiro desfile só aconteceu no Carnaval de 2013”, explicou Jeferson Kim.

O objetivo do bloco é fazer seus desfiles com temas diversos. O ator também virá como muso de uma escola de samba carioca, mas ainda não pode revelar qual.

Ordem dos 3 dias de desfiles na Sapucaí

As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro já sabem os dias em que vão passar pela Marquês de Sapucaí no Carnaval do ano que vem. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) realizou o sorteio, no fim de maio, na Cidade do Samba, e definiu a ordem dos 3 dias desfiles. Isso mesmo, queridos leitores: para quem ainda não sabe, serão 3 dias.

O sorteio foi comandado pelo carnavalesco e apresentador Milton Cunha e pela atriz e apresentadora Regina Casé. Após o encerramento, a instituição deu 5 minutos de prazo para trocas entre as escolas de samba, mas todas preferiram ficar com seus dias.

Mas nem todas as agremiações entraram na disputa pela ordem de desfile. Como de costume, a atual campeã da Série Ouro, Unidos de Padre Miguel abre os trabalhos e é a primeira a passar pela Marquês de Sapucaí. Já Unidos da Tijuca e Mocidade Independente, penúltima e antepenúltima de 2024, respectivamente, têm o mesmo papel de começar os desfiles nos outros dois dias.

Quem ainda não está por dentro do que acontece no mundo do samba, a coluna explica: acontece que, a partir do ano que vem, os desfiles do Grupo Especial na passarela do samba passam a ter um dia a mais. O Carnaval 2025 será entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março.

Até 2024, eram 12 escolas divididas igualmente por dois dias de desfiles na Passarela do Samba — domingo e segunda de Carnaval. A partir do próximo ano, serão 3 dias: quatro escolas em casa dia, estendendo o espetáculo para a terça-feira.

A “festa do Momo” do ano que vem será o primeiro sob o comando de Gabriel David, que foi eleito presidente da Liesa no fim de abril. O mandato é de três anos.

Ainda segundo a instituição, além dos 3 dias de desfiles, que terão shows de artistas renomados, outra novidade foi anunciada: as notas dos jurados passam a ser fechadas ao final de cada dia.

Veja a ordem dos três dias de desfile

Domingo (2 de março)
Unidos de Padre Miguel
Imperatriz Leopoldinense
Unidos do Viradouro
Estação Primeira de Mangueira

Segunda-feira (3 de março)
Unidos da Tijuca
Beija-Flor de Nilópolis
Acadêmicos do Salgueiro
Unidos de Vila Isabel

Terça-feira (3 de março)
Mocidade Independente de Padre Miguel
Paraíso do Tuiuti
Acadêmicos do Grande Rio
Portela

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?