Fontenelle vacila e processo contra Samantha Schmütz chega ao fim
A coluna descobriu, com exclusividade, que a Justiça bateu o martelo e a influenciadora acabou levando a pior na ação contra a atriz
atualizado
Compartilhar notícia
A batalha entre a influenciadora digital Antônia Fontenelle e a atriz Samantha Schmütz chegou ao fim. A coluna Fábia Oliveira descobriu, com exclusividade, que dessa vez, quem se deu mal foi quem decidiu tornar o caso uma questão judicial: a própria Antônia.
Como esta coluna já havia contado, Antônia moveu uma queixa-crime contra Samantha após a atriz se referir a ela como “cadela sarnenta”. A questão é que no final do mês passado, o Ministério Público reconheceu que a queixa de Fontenelle tinha um erro dos brabos.
Segundo os autos que a coluna teve acesso com exclusividade, o advogado da youtuber apresentou uma procuração outorgada por ela. Ou seja, um documento que possibilitava que ele trabalhasse em nome dela no caso. O problema é que a procuração não preenchia os requisitos que a lei exige no artigo 44 do Código de Processo Penal, logo, ela estava deficiente, capenga, manca, anêmica e xoxa.
A questão, no entanto, até poderia ter sido resolvida, mas, no final, se perdeu. Isso porque o documento concedia poderes genéricos ao advogado, e os vícios – os elementos que faltavam no documento – tinham que ser sanados dentro de um prazo específico, caso contrário ocorreria a decadência.
Como os problemas na procuração não foram resolvidos dentro do tempo, a revolta de Antônia Fontenelle com as falas de Samantha será um sapo a ser engolido, porque o Judiciário nada mais poderá fazer a respeito.
O MPRJ se pronunciou no sentido de rejeitar a queixa-crime de Fontenelle por vício em sua representação legal. Além disso, ficou clara a extinção de punibilidade de Samantha Schmütz, que não mais tem que se preocupar com esse pepino.
Relembrando neste momento o famoso meme “eu estou de férias, mas meus advogados não”, fica aqui o nosso conselho: é bom não confiar tanto assim em quem contratamos, mesmo que você esteja de férias.
Relembre o embate entre Antônia Fontenelle e Samantha Schmütz
O episódio que originou a queixa-crime aconteceu no final de junho de 2022, após Antônia Fontenelle emitir um posicionamento público comentando o caso envolvendo a atriz Klara Castanho. Na ocasião, as falas da influencer causaram revolta e Samantha Schmütz fez os xingamentos para mostrar sua indignação.
Na ocasião, a atriz a chamou de “cadela sarnenta” e “vagabunda desumana” na internet.
Na queixa-crime, Antônia pediu que Samantha fosse condenada por três crimes contra a honra: calúnia, difamação e injúria. De acordo com ela, as falas de Schmütz teriam causado graves danos à sua imagem.
Antônia Fontenelle ainda pediu o aumento da pena em virtude de as ofensas terem sido propagadas na presença de várias pessoas. Uma reparação dos danos causados em valor mínimo também foi solicitada.