metropoles.com

Filho da presidente da Mangueira é preso após matar morador de rua

Diego Firmino atropelou o homem e fugiu; ele é diretor do barracão da agremiação liderada pela mãe, Guanayra Firmino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Untitled Project (2)_compressed
1 de 1 Untitled Project (2)_compressed - Foto: null

Nesta segunda-feira (2/9), a Justiça mandou soltar Diego Firmino Santiago Sales que atropelou e matou um morador de rua, em Manguinhos, zona note do Rio de Janeiro. O filho da presidente da Mangueira, Guanayra Firmino dos Santos, e diretor do barracão da agremiação carioca, foi preso em flagrante no último sábado (31/8).

No entanto, mesmo em liberdade, Diego teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida e está proibido de dirigir. Além disso, ele ainda terá que comparecer mensalmente em juízo, sendo a primeira vez de 7 a 14 dias da soltura e pelos próximos dois anos e está impedido de se mudar da cidade.

De acordo com o G1, o juiz Alex Quaresma Ravache, os delitos culposos não acolhem prisão preventiva. O magistrado esclareceu que a Polícia Civil ainda não havia homologado provas suficientes que determinasse a causa do acidente, sem ter como comprovar dolo eventual.

O Ministério Público do Rio (MP-RJ) declarou que não constam no inquérito informações sobre o caso que possam mudar o crime para doloso, como por exemplo, se o atropelamento ocorreu no meio da via pública ou na calçada e se o carro estava ou não em alta velocidade.

4 imagens
Guanayra Firmino dos Santos é presidente da Mangueira, escola de samba do Rio
Diego Firmino foi preso em flagrante no último sábado (31/8) e solto nesta segunda-feira (2/9)
Guanayra tomou posso na Mangueira em maio de 2022. o filho dela é diretor do barracão da agremiação
1 de 4

Diego Firmino Santiago Sales, filho da presidente da Mangueira, que atropelou e matou um morador de rua

Reprodução/TV Globo
2 de 4

Guanayra Firmino dos Santos é presidente da Mangueira, escola de samba do Rio

Reprodução
3 de 4

Diego Firmino foi preso em flagrante no último sábado (31/8) e solto nesta segunda-feira (2/9)

Reprodução
4 de 4

Guanayra tomou posso na Mangueira em maio de 2022. o filho dela é diretor do barracão da agremiação

Reprodução

O laudo de exame de alcoolemia atestou que Firmino não apresentava a capacidade psicomotora alterada e os policiais não elucidaram se ele tinha ou não sinais de embriaguez.

Entenda o caso

A Polícia Militar contou que Diego Firmino Santiago Sales estava com seis pessoas no carro e depois de atingir o homem em situação de vulnerabilidade tentou fugir do local. O rapaz foi perseguido por policiais militares da 2ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Manguinhos e detido há um quilômetro do acidente.

Em depoimento, os agentes afirmaram que Diego “resistiu por algum tempo, mostrando-se bastante alterado e não colaborando com a abordagem”. As pessoas que estavam de carona informaram que o grupo havia saído de uma festa na Cidade do Samba e parado na Mangueira para continuar bebendo. Porém, algumas horas depois, decidiram ir para outro lugar.

Ao seguirem, “escutaram um barulho e todos questionaram o que tinha sido aquilo, e foi possível ver o vidro dianteiro estilhaçado e, também, que uma viatura da Polícia Militar vinha atrás sinalizando e pedindo que parassem”. Durante a prisão, Santiago Sales se mostrou “muito assustado, sem saber direito o que tinha acontecido” e, informalmente na delegacia, revelou ter bebido whisky.

Thiago Augusto Taboada Gomes Gaspar, delegado adjunto da 21ª DP (Bonsucesso), prendeu Diego em flagrante pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, agravado pela omissão de socorro.

A Estação Primeira de Mangueira se manifestou prestando os sentimentos à vítima e justificou que Diego Firmino Santiago Sales “já está à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?