Felipe Neto se defende em ação envolvendo nazismo e ataca deputado
A coluna descobriu, com exclusividade, novos desdobramentos no processo movido por Paulo Bilynskyj contra o influenciador digital
atualizado
Compartilhar notícia
Não é surpresa que a relação de Felipe Neto com a Justiça costuma gerar muitos burburinhos. O youtuber ficou conhecido por não ter medo de acionar a máquina judiciária sempre que entende necessário. Pois bem. A coluna Fábia Oliveira conta, agora, novidades sobre um dos inúmeros processos envolvendo o influencer.
Antes de tudo, é preciso identificar os personagens dessa batalha: Felipe e Paulo Bilynskyj. O deputado federal processou o youtuber após ele afirmar que o parlamentar exaltou “o próprio avô nazista”. Na ação, o político alegou que o influencer distorceu seu discurso. Segundo ele, a fala era uma homenagem ao avô e sua participação na “luta ucraniana na Segunda Guerra Mundial”.
O deputado pediu R$ 40 mil pelos supostos danos morais sofridos e Felipe Neto se defendeu no caso. A coluna traz, em primeira mão, o que o irmão de Luccas Neto disse.
Surpreendendo a todos, o youtuber afirmou que Paulo Bilynskyj não poderia estar movendo a ação. Isso porque, Felipe Neto foi claro ao dizer que estava se referindo ao avô do deputado, e não a ele próprio. O próprio influencer reconhece que, se existiu alguma ofensa, foi ao avô do parlamentar.
E a ação ganhou outro rumo para lá de inesperado. Ao longo de várias páginas, a defesa de Felipe procurou rebater as acusações de Bilynskyj com fatos históricos, substituindo a tribuna por uma sala de aula. No documento, Neto cita o Tribunal de Nuremberg, resgata a acusação de que o exército ucraniano seria uma organização criminosa e cita o Museu do Holocausto.
O youtuber citou algumas matérias que atribuiu a “pesquisadores sérios” em que o discurso de Paulo Bilynskyj também foi interpretado como uma exaltação à luta junto aos nazistas.
Dando um fim a essa atípica história, Felipe Neto acusou o deputado de esconder seus reais objetivos com o caso. Para o youtuber, Bilynskyj está atrás de “minutos de fama, manchetes na internet e uma narrativa de ‘luta contra o comunismo’”.
A defesa do influencer foi apresentada no último dia 05. A coluna Fábia Oliveira seguirá atenta a essa, batalha que mais parece uma matéria em um curso escolar.