Exclusivo: Mulher Gato? Fernanda do BBB24 já foi presa
A coluna descobriu detalhes do processo ao qual a sister respondeu e conta os detalhes agora para vocês, queridos leitores
atualizado
Compartilhar notícia
Há poucos dias, os fãs de Alane, participante do Big Brother Brasil, descobriram que Fernanda Bande (que por parte do público tem sido chamada de “a vilã” do jogo), respondeu a um processo criminal por furto. A informação era somente essa e a notícia não ganhou grandes destaques. Mas a colunista que vos escreve acionou o modo FBI turbo e descobriu absolutamente tudo o que rolou. Quer saber? Vem comigo que no caminho eu explico!
A confeiteira foi denunciada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, o MPRJ, sob a acusação de estar subtraindo, para seu proveito, energia elétrica. A prejudicada era a ENEL Distribuição S.A. O que foi constatada era a existência de uma ligação direta na rede de distribuição da concessionária, sem passar pelo registro de consumo de sua área gourmet. Trocando em miúdos: o bom e velho “gato”.
Foi feita uma perícia à época, em 2022, que confirmou as suspeitas de furto de energia, com uma manobra feita para burlar os medidores da companhia. Dessa forma, o consumo real de energia da atual sister não era bem aquele, de fato, registrado.
Fernanda, segundo nossas fontes, chegou a ser presa em flagrante pelo crime. Sua mãe foi até a delegacia para tomar conhecimento do fato. Fernanda optou por permanecer em silêncio. Foi então fixada uma fiança no valor de R$ 1 mil a ser paga pela participante do reality para que obtivesse sua liberdade.
Acontece que a confeiteira conseguiu firmar um acordo de não persecução penal com o Ministério Público. O que isso significa? Nem a gente sabia. Por isso, convidamos o advogado Yuri Marques Peçanha a explicar o caso.
Segundo o profissional, o acordo tem um nome que pode soar complicado, mas sua essência é simples: “Na prática, o acordo de não persecução penal é um tipo de negócio celebrado entre o Ministério Público e a pessoa que está sendo investigada, sempre acompanhada por aquele que o representa, no caso, um defensor público. Cláusulas são estabelecidas e, se cumpridas fielmente, o acusado ou acusada é agraciado com a extinção de sua punibilidade”, esclareceu Yuri Peçanha.
Mas o que é essa extinção? O advogado explicou à coluna que, basicamente, isso significa dizer que o Estado fica impossibilitado de impor uma pena ao réu, logo, ele não tem mais o direito de reprimir e aplicar a sanção. E foi isso que aconteceu com Fernanda, segundo o que esta coluna descobriu.
A fiança foi paga por outra pessoa em favor da sister, e, em audiência, o acordo foi proposto. As condições eram as de que Fernanda pagasse um salário mínimo federal e comprovasse o parcelamento do débito que possuía junto à ENEL. Pois bem, ambas foram cumpridas. Pediu-se, então, a extinção de sua punibilidade, e que o valor pago a título de fiança por um terceiro fosse devolvido. A restituição foi deferida pelo juízo.
Em 13 de fevereiro de 2023, Fernanda teve sua punibilidade extinta e o processo hoje está arquivado. O caso judicial está resolvido e o Judiciário agiu conforme devido. Dado o cumprimento do acordo, Fernanda não pode ser considerada uma pessoa com a “ficha suja”, como é dito popularmente. O episódio não constará em sua folha de antecedentes criminais.
Agora… para os espectadores do BBB24 que a consideram a grande vilã da edição, talvez estejamos diante de uma nova espécie de “Mulher Gato”, não é mesmo? Com toda licença poética, convenhamos que o nome cai bem!
Abandonada pelo ex
No início do mês, viralizou na web uma conversa entre Fernanda e Giovanna Pitel no BBB24. A confeiteira comentava com a amiga sobre um relacionamento que não deu certo e explicou que o namorado a largou “do nada”. “Chegou pra mim e falou: ‘tô indo embora’”, disse.
“Falou: ‘Já arrumei as coisas do apartamento, já chamei um frete pra levar suas coisas e eu tô indo embora’. E foi”, relembrou a situação com um olhar triste.
Em seguida, a sister deu detalhes da relação: “Ele me levava pros lugares, a gente trabalhava junto, a gente tinha lazer, a gente dançava, a gente ia pra praia, a gente se divertia”.
Atenta, mas em silêncio, a assistente social prestava atenção ao desabafo da amiga: “A gente pagava as contas sempre na parceria, no sufoco. Eu podia pegar todos os trabalhos que vinham pela frente, que ele me apoiava, tava comigo em tudo. Era foda! Mas do nada, chegou pra mim e disse: ‘Tô indo embora’”, ressaltou.
Fernanda não chegou a dizer quem era o mocinho e nem se era o pai de um dos seus filhos. Ela é mãe de Marcelo, de 11 anos, e de Laura, de 5. Atualmente, ela namora Daniel Greg.
Nos comentários, internautas saíram em defesa da Loba, como ela mesmo se classifica, ao se identificar: “Tô passando exatamente por isso. A diferença é que o meu me mandou embora com a bebezinha”, “Isso aconteceu comigo, muito parecido a história”, “Dá pra perceber que ela é uma mulher que já sofreu grandes decepções. Acho que por isso ela é tão dura” e “Por isso ela é assim, às vezes nem é maldade, é defesa”.