Exclusivo: Kevin O Chris é processado, mas tragédia acaba com ação
A coluna descobriu que o cantor foi acionado na Justiça em uma ação de diretos autorais; uma fatalidade, no entanto, encerrou o caso
atualizado
Compartilhar notícia
A coluna Fábia Oliveira descobriu um processo envolvendo o cantor Kevin O Chris cujo resultado foi, no mínimo, devastador. Isso porque, a “ação de reconhecimento de direitos autorais e indenização por danos morais e materiais” foi extinta após o autor, Willer Rienda, conhecido como MC Marujo, falecer.
Sim, é isso mesmo caros leitores. Na ação, o MC alegou ter composto uma música em 2018 chamada “Senta com força”. Na época, ele era amigo de Kevin O Chris e não havia gravado a canção ainda. Por terem uma conexão, Marujo teria mostrado a letra ao funkeiro.
Ainda de acordo com ele, Kevin não ficou completamente satisfeito e pediu que MC Marujo gravasse apenas uma parte da composição. A gravação aconteceu e ficou nos arquivos do funkeiro, hoje estourado em todo o país.
Segundo MC Marujo disse nos autos da ação, do nada, ele recebeu parabéns de um amigo que identificou sua voz em uma música que estava bombando. Ele contou ter ficado empolgado, mas logo se chocou com o que descobriu: ele não foi cadastrado como intérprete na música. A situação não ficou esclarecida e Marujo alegou ter passado dois anos tentando resolver o imbróglio.
Até que entrou em contato com Kevin O Chris, em uma tentativa de descobrir como sua voz havia parado na música e por que ele não havia sido devidamente creditado. Foi então que o dono do hit “Tá ok” teria respondido que transferiria R$ 500 a título de “ajuda”, já que havia dado a voz do colega, “pra dar uma moral” e ser posta na canção.
Nós sabemos que, neste momento, você, leitor, pode estar um tanto perdido, afinal, “Vai sentando sem compromisso” é uma música do MC Alysson. A questão é que, nos registros, Kevin O Chris aparece como um dos titulares ao lado do cantor.
Dentre vários outros pedidos que estão ligados a regularização de direitos, titularidades e outras questões técnicas, estava o de uma indenização de R$ 20 mil. Todo o trâmite judicial começou em 2022.
Acontece, meus caros, que Kevin O Chris nunca sequer se pronunciou na ação. Aliás, ele nem mesmo foi citado e o processo acabou extinto após MC Marujo ser assassinado em 9 de outubro de 2022.
O caso judicial movido por Marujo, por sua vez, não chegou nem perto de um julgamento, e aquele que talvez, fosse seu maior sucesso, a depender de laudos periciais e do bater do martelo da Justiça, nunca entrará, de fato, para o seu repertório.
O caso foi extinto já que o autor da ação faleceu e ela tinha caráter intransmissível.