Exclusivo! Globo reabre investigação de assédio contra Manoel Soares
RH da emissora voltou a ouvir testemunhas, após Amauri Soares, que assume como diretor em junho, determinar. Caso estava suspenso
atualizado
Compartilhar notícia
As coisas não andam bem para Manoel Soares nos bastidores da TV Globo. Um passarinho verde contou para essa colunista que vos escreve que os dias do jornalista podem estar contados na emissora dos Marinho. Acalmem-se, meu queridos leitores, que vou contar tudinho para vocês.
Acontece que o RH da empresa reabriu uma investigação contra Manoel Soares por assédio. O caso havia sido suspenso pelo ex-diretor Ricardo Waddington. A TV Globo informou que Amauri Soares, novo diretor da emissora, só vai assumir no dia 2 de junho, mas a coluna soube que, mesmo antes de ocupar o novo cargo, ele impôs a retomada da apuração junto a Paulo Marinho.
Vale lembrar que o Amauri assumiu o cargo de diretor com a função de reaver todas as denúncias de assédio, seja ele moral ou sexual, além das queixas de racismo que existem no compliance.
Fontes ligadas à TV Globo revelaram que, inclusive, até colaboradores que já não fazem mais parte da equipe estão sendo convocados para contarem tudo o que aconteceu com eles. Os relatos incluem situações vividas desde a época do É de Casa, cerca de três anos atrás.
Caso o levantamento consiga provas concretas contra Manoel Soares, o jornalista terá o contrato cancelado por justa causa, pois no regimento interno da emissora existem normas que condenam assédio moral, sexual e prática de racismo.
Por trás das câmeras, acreditam que, da mesma forma que Marcius Melhem, o contrato de Manoel seja rescindido em até 90 dias, prazo que a Globo deu para apurar os fatos.
Na manhã desta sexta-feira (14), o clima voltou a ficar tenso entre Manoel e Patrícia Poeta. Acontece que o jornalista se enrolou todo para dar uma notícia sobre um caso de assassinato, no qual a mulher matou o atual marido, o ex e o filho. Quando ele começou a falar sobre o caso, a colega de trabalho o interrompia para corrigir algumas informações, que estavam incorretas. E isso aconteceu umas duas vezes. Após a conclusão de Manoel, Patrícia tomou a palavra e resolveu explicar com mais clareza para o público.
Outro comportamento de Manoel que tem chamado a atenção é que ele vem faltando algumas reuniões de pauta e, com isso, fica perdido durante a transmissão do programa. Inclusive, um momento embaraçoso aconteceu quando Patrícia Poeta estava falando de um jogo do Corinthians e o jornalista não soube dizer o placar da partida e o jogador que tinha feito o gol.
A equipe de produção está extremamente incomodada com o clima nos bastidores. Inclusive, o casting atual será convocado ao RH da TV Globo para prestar depoimentos sobre o comportamento dos dois.
Em nota, a TV Globo informou que “não comenta questões relacionadas a Compliance e aproveita para reiterar que a empresa mantém um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os colaboradores e igualmente por todas as áreas da empresa – e em nenhuma delas é tolerada qualquer forma de assédio”, disse o texto.
E concluiu: “Da mesma forma, tem uma Ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação, que são apurados criteriosamente. E por esse mesmo Código, assumimos o compromisso de sigilo a todos os colaboradores, assim como o de investigar, não fazer comentários sobre as apurações e tomar as medidas cabíveis”.
Em nota enviada à coluna, a assessoria de comunicação de Manoel Soares informou que “o artista desconhece as informações publicadas na matéria, e reforça que não houve qualquer envolvimento em nenhuma das situações citadas”.
Leia o comunicado na íntegra:
“Em relação a nota publicada por Fabia Oliveira, no Metrópoles, nesta sexta-feira, 14, com suposta denúncia contra Manoel Soares, a assessoria de comunicação do apresentador informa que o artista desconhece as informações publicadas na matéria, e reforça que não houve qualquer envolvimento em nenhuma das situações citadas pela jornalista. A matéria traz citações e supostas acusações muito sérias e perigosas, sem se quer entrar em contato para ouvir o lado do artista.
Manoel tem mais de 25 anos de atuação na comunicação, sendo 20 destes fazendo reportagens e programas na TV Globo.
Vale reforçar que há dias que parte da imprensa vem reproduzindo informações inverídicas a respeito do jornalista, baseadas em fontes duvidosas, e até então Manoel e sua equipe optaram por não comentarem tais falas, pois não há interesse em alimentar fofocas e declarações que visam prejudicar a imagem do artista.
Sabemos, infelizmente, que são matérias que geram muita audiência, mas tudo tem um limite, e é importante ter esse discernimento e compromisso com a ética e o respeito a todos os envolvidos. Entendemos que o trabalho da imprensa é fundamental e precisa de toda liberdade. Porém, quando notícias falsas são publicadas, vai muito além da exposição profissional do artista, causando até consequências à sua família e seus filhos.
Por fim, o artista agradece todas as mensagens que têm recebido, o trabalho profissional da imprensa, e reitera sua tranquilidade com sua postura de trabalho”.