Exclusivo: figurante aciona a Justiça e pede R$ 70 mil à Record TV
A coluna descobriu que Daniel Medeiros Apolinário entrou com um processo contra a emissora após as denúncias de humilhações nos bastidores
atualizado
Compartilhar notícia
Quem aí não se recorda da polêmica envolvendo a Record TV e as acusações feitas por figurantes da emissora, envolvendo a utilização de figurinos e diagnósticos de sarnas? Pois bem, a coluna Fábia Oliveira descobriu, com exclusividade, detalhes do processo movido pelo ator Daniel Medeiros Apolinário contra a emissora, a Casa Blanca Content e a Seriella, todas pessoas jurídicas, por conta dessa história.
Na ação, obtida pela coluna, Daniel Apolloh, como o autor é conhecido no meio artístico, contou que atua como figurante e participou das filmagens da minissérie Reis, desde fevereiro de 2023. A exibição era feita pela Record, e as demais rés do processo estavam envolvidas na direção e produção.
O rapaz narrou no processo que, não só ele, como outros figurantes passaram por diversas situações humilhantes. Mas que situações para ser mais exato? Bom, o desenvolvimento de dermatites, sarnas, picadas de carrapato e alergias por conta das mesmas. Isso estaria diretamente ligado às condições precárias de trabalho.
O descaso seria geral, segundo ele, mas ainda maior com a figuração, que ficaria sujeita a sol intenso e sem proteção. O ator chegou a contar que, por conta disso, até mesmo algumas pessoas desmaiaram.
O figurante disse que não só o sol era um castigo, mas as fortes chuvas também. Em cenas externas, ele alegou ter ingerido comida passada e estragada, guardada de dias anteriores. O resultado logo aparecia sob a forma de fortes dores de estômago.
Daniel confessou ter desenvolvido problemas de saúde devido à comida estragada servida nos refeitórios das rés, incluindo a Record TV. Outras pessoas enfrentaram situações semelhantes, ainda segundo ele, e nenhum apoio teria sido dado por parte da produção.
Não bastasse o cenário caótico, o ator ainda alegou ter sofrido negligência da produção e ter sido bloqueado por um funcionário após se queixar do cenário. Depois de tudo, nunca mais foi chamado para realizar seu trabalho de figurante e foi acusado de estar “tentando fazer fama”, mesmo existindo, segundo ele, um longo histórico de denúncias muito parecidas com as suas.
Diante de tudo isso, Daniel pediu R$ 70 mil a título de danos morais na Justiça, em novembro do ano passado 2023.
O caso ainda pode dar o que falar. Até lá, se você é figurante, é bom ficar atento e sempre procurar um dermatologista, um gastro e quem sabe verificar a cobertura do plano de saúde, não é mesmo?! Bom, já diziam “o seguro morreu de velho”.