Exclusivo! Falta de jornalistas em coletivas vira assunto em Vai na Fé
Autora alfineta a frequência de influenciadores sem formação nos eventos das emissoras, inclusive a Globo. Cena vai ao ar na próxima semana
atualizado
Compartilhar notícia
Não é de hoje que influenciadores digitais, sem nenhuma formação universitária, tomam conta dos eventos voltados para jornalistas e imprensa em geral. Em coletivas de novelas e lançamentos de produtos, é muito comum a galera da internet ser melhor tratada do que os profissionais da comunicação, com anos de experiência. Na própria TV Globo isso acontece constantemente.
E o tema vai virar assunto de uma das novelas da emissora dos Marinho. Essa coluna teve acesso, com exclusividade, ao diálogo de uma cena de Vai na Fé, escrita por Rosane Svartman, que vai ao ar na próxima semana, que vai abordar essas dificuldades enfrentadas pelos jornalistas.
Nela, as personagens Wilma Campos (Renata Sorrah), Érika (Letícia Salles) e Naira (Tati Villela) debatem a falta de formação dos influenciadores: “A coletiva era para jornalistas, o que essa aprendiz de Maria de Fátima está fazendo aqui?”, dispara Wilma, se referindo à Érika, que rebate: “Eu ouvi, viu, dona Wilma”.
Em seguida, Naira tenta contornar: “É que metade aqui não é jornalista mesmo”. E Érika esclarece: “Eu sou influencer de entretenimento, tá boa? E só vim porque não tinha nada melhor pra fazer”, alfineta, sendo respondida imediatamente por Naira: “Mentira, você tá é curiosa. Saiu da banda, mas a banda não saiu de você”.
Recordando os tempos em que os jornalistas ficavam em redações, Wilma comenta: “Que saudade do tempo que era só mandar um jabá (presente) pras redações”.