Ex-produtor da Record sobre nova tentativa de suicídio: “Sem forças”
Elian Matte conversou com a coluna, com exclusividade, e relatou como está se sentindo após ser socorrido mais uma vez
atualizado
Compartilhar notícia
Três dias depois de tentar novamente contra a própria vida, Elian Matte, que atuava no Câmera Record e denunciou um ex-diretor da emissora por assédio sexual, está se recuperando bem e enfrenta, nesta segunda-feira (12/8), a primeira audiência sobre o caso.
O ex-produtor da emissora conversou com a Coluna Fábia Oliveira, com exclusividade, revelou detalhes sobre a nova tentativa de suicídio, falou sobre sua recuperação e ainda contou que fez uma denúncia formal contra a desembargadora do seu caso junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Durante o bate-papo, o jornalista contou que não conseguiu concluir o corte no pescoço porque já tinha tomado alguns comprimidos e por isso não morreu: “Não morri porque quando fui cortar estava completamente sem forças. Eu não lembro direito dos detalhes porque desmaiei e só acordei quando já estava no hospital”, recordou ele.
Ao ser questionado sobre os motivos que o levaram a tomar essa medida drástica, Elian Matte desabafou: “Ameaças, medo e a certeza da injustiça. O dia tinha sido de muitas notícias ruins”, afirmou ele, que precisou levar 5 pontos no local do corte.
Em seguida, o ex-produtor da Record contou que sua audiência foi adiada para esta segunda-feira (12/8), às 10h30, mas demostrou estar sem esperanças de conseguir algum sucesso com o caso.
“O lobby que a Record está fazendo com o judiciário é algo que me assusta e me deixa com a sensação de estar sendo assaltado. Como não teve a audiência, liguei no gabinete da desembargadora que está com meu caso para entender a demora para julgar um mandado de segurança que, geralmente, julgam em 5 dias”, relatou.
Elian Matte revelou, ainda, que entrou em contato com a ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pois foi surpreendido pela assessora da magistrada, que já sabia do voto antes mesmo do julgamento:
“Tendo em vista que a assessora da magistrada divulgou, via ligação telefônica, o suposto voto da desembargadora, solicito que o processo seja redistribuído para garantir a lisura, sem interferências externas. Hoje, depois dos fatos, não me sinto mais seguro que o processo continue com a dita autoridade de 2ª instância”, pediu ele no comunicado enviado ao órgão.
Desempregado, o ex-produtor da Record ainda se viu em maus lençóis quando a juíza decidiu que a audiência desta semana seria presencial: “Outra arbitrariedade. Mesmo sabendo da minha atual situação, a juíza indeferiu o pedido para que a audiência fosse on-line, visto que eu estou morando em Santa Catarina e minhas advogadas são de lá. Estou tendo que pagar para todo mundo vir para uma audiência de conciliação, que dura 3 minutos”, apontou.
Ainda durante a entrevista, Elian falou sobre as dificuldades que vem enfrentando: “A Record me demitiu sem seguro-desemprego e, para completar, o INSS negou meu pedido de auxílio doença, mesmo com meus atestados psiquiátricos. E o motivo? Eu estava com o cabelo bonito e a cara corada. E olha que eu estava de máscara”, reclamou o jornalista.
A nova tentativa de suicídio
Pouco mais de um mês após ser internado ao tentar contra a própria vida, Elian Matte, que atuava no Câmera Record e denunciou um ex-diretor da emissora por assédio sexual, tentou se suicidar mais uma vez, na madrugada desta sexta-feira (9/8).
A informação foi confirmada pelo próprio jornalista, através do Instagram: “Comunicado: nesta madrugada, o jornalista Elian Matte por pouco não nos deixou. Com um corte próximo à jugular e uma quantidade exagerada de medicações ele esteve à beira do suicídio”, começou o texto.
E continuou revelando detalhes do estado de saúde do ex-produtor da Record: “Neste momento ele se encontra estável, sob supervisão médica e recebendo o tratamento necessário. Agradecemos muito a equipe 192 do SAMU SP que agiu rápido e conseguiu impedir que o pior acontecesse”, declarou.
E finalizou: “Nesse momento, agradecemos as manifestações de carinho, sabemos o quão Elian é querido por todos, mas pedimos respeito e privacidade à família. Obrigado!”, disse.
Nos comentários, um amigo confirmou que o comunicado foi escrito pelo próprio jornalista: “Ele está bem e foi o próprio quem escreveu o comunicado. Já já ele tá 100%!”, garantiu Fernando Oliveira, o Fefito.
Seguidores do ex-produtor enviaram mensagens de apoio: “Elian, estamos todos com você. Sua guerra é a de milhões que passam pelo mesmo todos os dias no ambiente de trabalho e você encorajou muitos. Força, Deus é por você”, afirmou um. “Estamos contigo! Essa jornada tem muita coisa boa pra te oferecer. Você é gigante, cara!”, elogiou outro. “Cara, tu é o máximo. Pessoa maravilhosa, linda e cheia de coisas boas para passar as pessoas. Estamos torcendo por ti aqui, forte, te esperando 🙌🙌🙌🙌 Eu gosto muito de você e admiro muitoooooooooo 😍😍😍😍😍😍😍😍”, postou uma terceira.
Horas antes de tentar se matar, Elian Matte deu indícios do que estava pretendendo fazer: “Aos que se espelharam em mim na luta contra o assédio e todo o caos que transforma a vida, desculpem não ter conseguido superar a dor da doença. Orem por mim, seja aonde eu estiver. Um beijo carinhoso”, escreveu, em tom de despedida.
Tentativa anterior
A coluna Fábia Oliveira soube, em primeira mão, que Elian Matte, produtor que trabalhava na equipe do programa de Roberto Cabrini, o Câmera Record, foi internado no fim de junho, após uma tentativa de suicídio.
O comunicador denunciou o ex-diretor de RH da emissora do Bispo Macedo, Márcio Santos por assédio sexual e, logo depois, foi diagnosticado com Síndrome de Burnout. O problema se agravou, culminando na medida extrema contra a vida.
A informação foi confirmada para esta jornalista que vos escreve através de uma nota oficial, enviada com exclusividade para a coluna:
“O jornalista Elian Matte foi internado após tentativa de suicídio depois de um agravamento do quadro de Síndrome de Burnout, que o acomete desde o início de 2023. O profissional não teve nenhum apoio da RecordTV desde o início do tratamento e foi demitido estando enfermo”, dizia um trecho do texto.
Na ocasião, o comunicado prosseguiu: “Anunciamos que a Record está sendo processada por danos morais, assédio moral e sexual e fraude em documentos. A primeira audiência está marcada para o dia 28 de agosto. A família optou por não comentar detalhes do incidente”.
Além disso, uma fonte contou, sem dar maiores detalhes de saúde de Elian Matte, que ele seguia em observação no hospital.