Ex-produtor da Record que denunciou assédio tenta suicídio novamente
Elian Matte, que atuava no Câmera Record e denunciou um ex-diretor da emissora por assédio sexual, foi encontrado com corte no pescoço
atualizado
Compartilhar notícia
Pouco mais de um mês após ser internado ao tentar contra a própria vida, Elian Matte, que atuava no Câmera Record e denunciou um ex-diretor da emissora por assédio sexual, tentou se suicidar mais uma vez, na madrugada desta sexta-feira (9/8).
A informação foi confirmada pelo próprio jornalista, através do Instagram: “Comunicado: nesta madrugada, o jornalista Elian Matte por pouco não nos deixou. Com um corte próximo à jugular e uma quantidade exagerada de medicações ele esteve à beira do suicídio”, começou o texto.
E continuou revelando detalhes do estado de saúde do ex-produtor da Record: “Neste momento ele se encontra estável, sob supervisão médica e recebendo o tratamento necessário. Agradecemos muito a equipe 192 do SAMU SP que agiu rápido e conseguiu impedir que o pior acontecesse”, declarou.
E finalizou: “Nesse momento, agradecemos as manifestações de carinho, sabemos o quão Elian é querido por todos, mas pedimos respeito e privacidade à família. Obrigado!”, disse.
Nos comentários, um amigo confirmou que o comunicado foi escrito pelo próprio jornalista: “Ele está bem e foi o próprio quem escreveu o comunicado. Já já ele tá 100%!”, garantiu Fernando Oliveira, o Fefito.
Seguidores do ex-produtor enviaram mensagens de apoio: “Elian, estamos todos com você. Sua guerra é a de milhões que passam pelo mesmo todos os dias no ambiente de trabalho e você encorajou muitos. Força, Deus é por você”, afirmou um. “Estamos contigo! Essa jornada tem muita coisa boa pra te oferecer. Você é gigante, cara!”, elogiou outro. “Cara, tu é o máximo. Pessoa maravilhosa, linda e cheia de coisas boas para passar as pessoas. Estamos torcendo por ti aqui, forte, te esperando 🙌🙌🙌🙌 Eu gosto muito de você e admiro muitoooooooooo 😍😍😍😍😍😍😍😍”, postou uma terceira.
Horas antes de tentar se matar, Elian Matte deu indícios do que estava pretendendo fazer: “Aos que se espelharam em mim na luta contra o assédio e todo o caos que transforma a vida, desculpem não ter conseguido superar a dor da doença. Orem por mim, seja aonde eu estiver. Um beijo carinhoso”, escreveu, em tom de despedida.
Tentativa de suicídio anterior
A coluna Fábia Oliveira soube, em primeira mão, que Elian Matte, produtor que trabalhava na equipe do programa de Roberto Cabrini, o Câmera Record, foi internado no fim de junho, após uma tentativa de suicídio.
O comunicador denunciou o ex-diretor de RH da emissora do Bispo Macedo, Márcio Santos por assédio sexual e, logo depois, foi diagnosticado com Síndrome de Burnout. O problema se agravou, culminando na medida extrema contra a vida.
A informação foi confirmada para esta jornalista que vos escreve através de uma nota oficial, enviada com exclusividade para a coluna:
“O jornalista Elian Matte foi internado após tentativa de suicídio depois de um agravamento do quadro de Síndrome de Burnout, que o acomete desde o início de 2023. O profissional não teve nenhum apoio da RecordTV desde o início do tratamento e foi demitido estando enfermo”, dizia um trecho do texto.
O comunicado prosseguiu: “Anunciamos que a Record está sendo processada por danos morais, assédio moral e sexual e fraude em documentos. A primeira audiência está marcada para o dia 28 de agosto. A família optou por não comentar detalhes do incidente”.
Além disso, uma fonte contou, sem dar maiores detalhes de saúde de Elian Matte, que ele segue em observação no hospital.
No dia 14 de junho, Elian passou por uma nova avaliação médica, onde foi atestado com a Síndrome de Burnout, que é equiparada a um acidente de trabalho pelas leis brasileiras. Matte apresentava sintomas como ansiedade, tristeza, insônia, desânimo e pensamentos de morte, devendo seguir com o tratamento regular.
Visto de refugiado após ameaças
A coluna Fábia Oliveira descobriu, com exclusividade, que o ex-produtor da Record, Elian Matte, decidiu tomar uma atitude após as diversas ameaças que vinha sofrendo desde que seu caso ganhou destaque na mídia. O comunicador pediu um visto de refugiado no Canadá e a solicitação foi aceita.
De acordo com o que a coluna apurou, o pedido do visto de refugiado veio depois das ameaças e da falta de proteção da Justiça do Trabalho. Isso porque, recentemente, a juíza do caso teria negado o pedido de reintegração ao emprego por achar que Síndrome de Burnout não é uma doença tão grave.
Busque ajuda
Está passando por um período difícil, assim como Elian Matte? O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode ajudar por meio do número 188. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo, voluntária e gratuitamente, todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, podem buscar ajuda por telefone, e-mail, chat e Skype, 24 horas, todos os dias.
O Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Samu também é responsável por atender demandas relacionadas a transtornos psicológicos. O Núcleo atua tanto de forma presencial, em ambulância, como à distância, por telefone, na Central de Regulação Médica 192.
Na rede pública de saúde, a assistência psicológica pode ser encontrada nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), hospitais e unidades básicas de Saúde.