metropoles.com

Equipe de Camilla repudia fala de Renata no BBB25: “Racismo”

A bailarina foi acusada de preconceito depois de tecer um comentário sobre a trancista no almoço que aconteceu nesta quarta-feira (29/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Renata e Camila do BB25
1 de 1 Renata e Camila do BB25 - Foto: Reprodução

Renata e Eva atenderam o Big Fone desta quarta-feira (29/1), no BBB25, e passaram por maus bocados. Principalmente a loira. A dupla teve que escolher outros quatro colegas para um almoço, sendo que a conversa entre eles foi transmitida para toda a casa. Eita!

No bate-papo, a turma teve que entrar em consenso para decidir “amarrar” duas pessoas, uma na outra. Ao dar sua opinião, Renata citou Camilla e Thamiris e justificou que não poderia ser a trancista porque, muitas vezes, ela ficava responsável pela cozinha.

“Pro meu jogo, é mais interessante separar Camilla e Thamiris”, disse Eva. “Mas a gente se lasca também, porque a gente tá na Xepa e ela cozinha pra gente”, concordou Renata. Em seguida, a trancista caiu aos prantos e foi consolada por Aline.

“Tô chocada, papo reto! A leitura que elas tão fazendo do jogo eu acho que é covardia, papo reto!”, reagiu a irmã de Thamiris, visivelmente abalada.

Nota de repúdio

Com a repercussão do assunto, a equipe de Camilla divulgou uma nota repudiando as declarações de Renata. “Na sociedade em que vivemos, temos conhecimento do racismo estrutural, mas independente da intenção, falas como essa são inaceitáveis”, pontuou.

3 imagens
Eva e Renata, do BBB25, são amigas e bailarinas
Eva e Renata entraram no BBB25 juntas e são amigas há anos

E o texto seguiu: “Elas reforçam a naturalização da ideia de que pessoas negras ocupam posições de servidão, o que deve ser desconstruído diariamente.”

Machismo e racismo na declaração

A nota ainda destacou que é preciso poupar certos tipos de comentários. “Reafirmamos nosso compromisso com a igualdade e o respeito, e esperamos que situações como essa sirvam de aprendizado para todos”, lembrou.

Por fim, lembraram que a opinião de Renata foi preconceituosa. “O combate ao racismo e ao machismo começa na consciência de cada um e se fortalece na mudança de atitudes”, finalizou.

Leia a nota completa:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?