Emicida, Juliette e Duda Beat: a polêmica do suposto plágio de AmarElo
Os nomes dos artistas viraram assunto nas redes sociais, nesta quarta-feira (18/10), após o lançamento de uma canção; entenda a confusão
atualizado
Compartilhar notícia
Juliette e Duda Beat lançaram, na madrugada desta quarta-feira (18/10), a música Magia Amarela. O single tem dado o que falar, mas não pelo sucesso da letra, mas por uma acusação de plágio. Ouça a música aqui.
O produtor Evandro Fióti, irmão de Emicida, acusou Juliette e Duda Beat de plagiarem o conceito do projeto AmarElo, lançado pelo rapper em junho de 2019. Internautas também apontaram uma série de semelhanças entre os trabalhos como o cenário fotográfico e a fonte da arte de divulgação.
Nas redes sociais, o irmão de Emicida desabafou: “Tem banda de artista branco que a gente encontra em todo lugar, que mal lançou um disco e que em um ano já ganhou um Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy. E o trabalho que a gente ganhou um Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Entendeu? Tem noção o ódio que gera? Tem noção a vontade que dá de botar fogo em tudo?”, disse Evandro Fióti.
Ele continuou: “Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que, inclusive, admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar”, afirmou.
Ainda segundo o produtor, a música lançada por Juliette e Duda Beat faz parte de uma campanha de reposicionamento de uma marca, e Emicida chegou a ser procurado para fazer parte do projeto.
“Essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou a um acordo por cronograma, prazo e questões financeiras também, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer”, declarou.
O que diz Emicida
Após a repercussão da fala de Fióti, Emicida publicou uma mensagem nas redes sociais, entendida por muitos como uma indireta. Minutos depois, no entanto, ele apagou.
“Se vocês soubessem o que aconteceu, ficariam enojadas”, compartilhou o rapper nos stories.
O que diz Juliette
Em nota, Juliette informou que a sua equipe está em contato com os responsáveis para esclarecimentos.
“Informamos que a música ‘Magia Amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”, dizia o texto.
Repercussão nas redes sociais
Os nomes de Juliette, Emicida e AmarElo ficaram nos assuntos mais comentados do Twitter. Os internautas repercutiram o assunto.
“Eu como designer vejo plágio, não apenas no conceito, mas também em elementos gráficos, por exemplo as fontes escolhidas pros títulos, os alinhamentos dos textos nos extremos da tela, o fundo ‘lavado’, as fotos de perfil (Emicida também aparece de perfil em outras imagens do projeto), etc”, analisou uma pessoa. “Na moral, tem que ter muita coragem… Plágio descarado… Absurdo. Não é possível que ninguém…. Ninguém percebeu isso… Uma cadeia de produção enorme… E olha que nem estamos falando de um artista desconhecido”, falou outra.
Um terceiro aconselhou: “Ju, troca teu time urgentemente. A criatividade não existe, já que só copiam e colam, configurando um plágio absurdo e tão óbvio, que prejudica tudo”.