Cynthia Benini questiona rapidez no transplante de Faustão
A ex de André Gonçalves criticou os critérios da doação e deu a entender que o apresentador furou a fila de espera
atualizado
Compartilhar notícia
Cynthia Benini entrou numa discussão com a jornalista de saúde Carolina Marcelino, ao questionar a rapidez no transplante de coração realizado por Faustão, no último domingo (27/8). A ex de André Gonçalves criticou a comunicadora, que tentava explicar os critérios do Sistema Único de Saúde [SUS] para aprovar o procedimento. “Nossa, que sorte ele teve então”, debochou.
“Que sorte ele teve de ter peso altura e tipo sanguíneo compatíveis, né?! Nada esclarecido, Carol Marcelino”, contestou a atriz, numa publicação que explicava como o apresentador conseguiu passar por um transplante de órgãos em um tempo menor do que alguns pacientes.
A repórter da CNN havia feito uma postagem para esclarecer dúvidas do assunto e alertar que não existe comercialização desse tipo no país: “ATENÇÃO: não existe venda de órgãos no Brasil. Não espalhe fake news. A gravidade da doença e outros critérios de compatibilidade são levados em consideração. Seja um doador”.
“A doação de órgãos no Brasil cresceu 400% enquanto ele [Faustão] estava na fila. O que faz as pessoas repensarem sobre a credibilidade na doação de órgãos no Brasil é justamente casos como esses”, seguiu Cynthia contestando o trabalho do SUS.
Carolina destacou que conheceu de perto a seriedade do serviço: “Participei de reportagens e apurei a fundo a seriedade do transplante de órgãos no Brasil. Não há um único caso de paciente privilegiado”.
A polêmica surgiu após Faustão receber um novo coração com menos de 20 dias na fila de espera. No momento que recebeu o benefício, o artista estava internado em estado grave, respirando com ajuda de aparelhos e sendo medicado para que seu coração não parasse de funcionar.