Conselheiro LGBT denuncia Yuri Meirelles por homofobia ao MP
Após as falas consideradas homofóbicas do peão de A Fazenda, Gustavo Don solicitou a abertura de um inquérito contra o rapaz e a Record
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselheiro Estadual LGBT de São Paulo, Gustavo Don, apresentou uma denúncia contra Yuri Meirelles ao Ministério Público, nesta quarta-feira (4/10). A representação se deu após falas e expressões do participante de A Fazenda 15 a respeito do outro peão Lucas Souza, consideradas homofóbicas.
“Em discussão no programa, o participante utilizou de expressões homofóbicas contra o participante Lucas, como ‘chupa-pau’. Tais expressões é uma violência homofóbica que atinge toda a comunidade de homens gays e bissexuais do Brasil, já que foi veiculada pela TV Record”, dizia o texto enviado à imprensa.
Segundo Gustavo Don, foi solicitada a abertura de um inquérito para apurar o crime de homofobia por parte de Yuri Meirelles e da Record TV que veiculou as falas ao vivo para todo o Brasil.
“Desde 2019 a homofobia é crime, equiparada a Lei 7716/89, que acentua a pena em caso de discriminação em veículos de comunicação e redes sociais”, pontuou Gustavo na nota.
Além da investigação, foi solicitado um direito de resposta ao Conselho Estadual LGBT de São Paulo para veiculação de mensagem contra a homofobia.
A representação será analisada pela Procuradoria de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público.
Record TV se pronuncia sobre falas homofóbicas de Yuri Meirelles
A madrugada foi quente dentro da sede de A Fazenda 15. Após a formação da roça, na última terça-feira (03/10), Yuri Meirelles e Cariúcha partiram para cima de Lucas Souza em meio às discussões. Mas o que o público não esperava era que os participantes do reality rural teriam comportamento homofóbico contra o colega de confinamento.
Durante o bate-boca generalizado, Cariúcha chamou o ex-militar de “put*nha barata” e o modelo, que contracenou com Anitta no clipe Funk Rave, debochou dos trejeitos do colega de confinamento, dando a entender que ele seria homossexual e ainda afirmou que ele era “chupa-pau”.
Em nota enviada à coluna após a repercussão do caso, a emissora se pronunciou: “Assim como em todos os momentos de A Fazenda, a produção do reality está alerta e monitorando todo o comportamento dos participantes. No programa desta noite [quarta-feira, 04/10], ao vivo, haverá um posicionamento sobre os acontecimentos da madrugada diretamente para os peões. A Record TV esclarece que repudia qualquer forma de intolerância, assédio, violência, racismo e homofobia”, disse o comunicado.
A coluna lembra que, na semana passada, a direção do programa já havia alertado os peões sobre as falas dentro do programa: “Não será tolerado nenhuma forma de assédio, violência, racismo e homofobia. Vocês serão avisados se passarem dos limites. A reincidência nesse caso pode levar a expulsão”, afirmou o texto lido pelo Fazendeiro.
No Twitter, o nome de Yuri Meirelles e a frase “Lucas merece respeito” ficaram entre os assuntos mais comentados. Veja aqui o momento em que o modelo xinga o colega de confinamento.