metropoles.com

Conselheiro LGBT denuncia Yuri Meirelles por homofobia ao MP

Após as falas consideradas homofóbicas do peão de A Fazenda, Gustavo Don solicitou a abertura de um inquérito contra o rapaz e a Record

atualizado

Compartilhar notícia

Foto colorida de Yuri Meirelles - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Yuri Meirelles - Metrópoles - Foto: null

O Conselheiro Estadual LGBT de São Paulo, Gustavo Don, apresentou uma denúncia contra Yuri Meirelles ao Ministério Público, nesta quarta-feira (4/10). A representação se deu após falas e expressões do participante de A Fazenda 15 a respeito do outro peão Lucas Souza, consideradas homofóbicas.

“Em discussão no programa, o participante utilizou de expressões homofóbicas contra o participante Lucas, como ‘chupa-pau’. Tais expressões é uma violência homofóbica que atinge toda a comunidade de homens gays e bissexuais do Brasil, já que foi veiculada pela TV Record”, dizia o texto enviado à imprensa.

Segundo Gustavo Don, foi solicitada a abertura de um inquérito para apurar o crime de homofobia por parte de Yuri Meirelles e da Record TV que veiculou as falas ao vivo para todo o Brasil.

7 imagens
Yuri Meirelles
Yuri Meirelles está confirmado em A Fazenda 15
Após prova do Fazendeiro, Yuri e Nathalia movimentam o edredom
Nathália Valente, Kaio Viana e Yuri Meirelles
A Fazenda 15: ex relembra promessa de Nathália Valente após beijo
1 de 7

Yuri Meirelles

Reprodução/Instagram
2 de 7

Yuri Meirelles

3 de 7

Yuri Meirelles está confirmado em A Fazenda 15

Reprodução
4 de 7

Após prova do Fazendeiro, Yuri e Nathalia movimentam o edredom

Instagram/Reprodução
5 de 7

Nathália Valente, Kaio Viana e Yuri Meirelles

Reprodução
6 de 7

A Fazenda 15: ex relembra promessa de Nathália Valente após beijo

Reprodução/Instagram
7 de 7

A Fazenda: madrugada tem primeira casal formado e beijos sob o edredom

“Desde 2019 a homofobia é crime, equiparada a Lei 7716/89, que acentua a pena em caso de discriminação em veículos de comunicação e redes sociais”, pontuou Gustavo na nota.

Além da investigação, foi solicitado um direito de resposta ao Conselho Estadual LGBT de São Paulo para veiculação de mensagem contra a homofobia.

A representação será analisada pela Procuradoria de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público.

Record TV se pronuncia sobre falas homofóbicas de Yuri Meirelles

A madrugada foi quente dentro da sede de A Fazenda 15. Após a formação da roça, na última terça-feira (03/10), Yuri Meirelles e Cariúcha partiram para cima de Lucas Souza em meio às discussões. Mas o que o público não esperava era que os participantes do reality rural teriam comportamento homofóbico contra o colega de confinamento.

Durante o bate-boca generalizado, Cariúcha chamou o ex-militar de “put*nha barata” e o modelo, que contracenou com Anitta no clipe Funk Rave, debochou dos trejeitos do colega de confinamento, dando a entender que ele seria homossexual e ainda afirmou que ele era “chupa-pau”.

Em nota enviada à coluna após a repercussão do caso, a emissora se pronunciou: “Assim como em todos os momentos de A Fazenda, a produção do reality está alerta e monitorando todo o comportamento dos participantes. No programa desta noite [quarta-feira, 04/10], ao vivo, haverá um posicionamento sobre os acontecimentos da madrugada diretamente para os peões. A Record TV esclarece que repudia qualquer forma de intolerância, assédio, violência, racismo e homofobia”, disse o comunicado.

A coluna lembra que, na semana passada, a direção do programa já havia alertado os peões sobre as falas dentro do programa: “Não será tolerado nenhuma forma de assédio, violência, racismo e homofobia. Vocês serão avisados se passarem dos limites. A reincidência nesse caso pode levar a expulsão”, afirmou o texto lido pelo Fazendeiro.

No Twitter, o nome de Yuri Meirelles e a frase “Lucas merece respeito” ficaram entre os assuntos mais comentados. Veja aqui o momento em que o modelo xinga o colega de confinamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?