metropoles.com

“Chorando de tristeza”, lamenta Sérgio Reis sobre a morte de Chrystian

O veterano da música sertaneja participou do programa The Noite, onde o amigo deu sua última entrevista antes de morrer

atualizado

Compartilhar notícia

Sério Reis e Chrystian
1 de 1 Sério Reis e Chrystian - Foto: null

Sérgio Reis esteve ao lado de Chrystian durante a gravação de sua última entrevista, na véspera de sua morte. O veterano da música sertaneja participou do programa The Noite, comandado por Danilo Gentili, exibido quase no mesmo instante em que o falecimento do amigo era confirmado.

No Instagram, o cantor se despediu: “Hoje não estou sorrindo como nesta foto. Só chorando de tristeza. Você já está fazendo falta, amigo Chrystian!”, lamentou o artista.

Nos comentários, os fãs enviaram mensagens de apoio: “Os bons estão partindo 😢 Fez parte de minha infância. Deus o receba no seu descanso eterno”, desejou uma. “Serjão, querido, realmente muito triste ver amigos queridos partindo assim… Você também é uma grande ídolo pra mim, um grande talento da música e uma pessoa de um coração maravilhoso! Que Deus te abençoe e te proteja sempre, abraços carinhosos 🖤🙏🙏🙏🎗”, escreveu outro. “É, descanse em paz 🙌 Ficaremos com a lembrança de sua voz única. 😍”, afirmou uma terceira.

22 imagens
 Chrystian comemorou 60 anos de música no palco do The Noite
Última apresentação de Chrystian aconteceu no momento de sua morte
Chrystian é clicado enquanto se apresentava
Quem era Chrystian, da dupla com Ralf, que morreu aos 67 anos
Chrystian morreu aos 67 anos
1 de 22

Danilo Gentili e Chrystian nos bastidores do The Noite

Lourival Ribeiro/SBT
2 de 22

Chrystian comemorou 60 anos de música no palco do The Noite

Lourival Ribeiro/SBT
3 de 22

Última apresentação de Chrystian aconteceu no momento de sua morte

Reprodução
4 de 22

Chrystian é clicado enquanto se apresentava

Instagram/Reprodução
5 de 22

Quem era Chrystian, da dupla com Ralf, que morreu aos 67 anos

Instagram/Reprodução
6 de 22

Chrystian morreu aos 67 anos

Instagram/Reprodução
7 de 22

Sertanejo Chrystian, ex-dupla de Ralf

Reprodução/Instagram
8 de 22

Sertanejo Chrystian, ex-dupla de Ralf

Reprodução/Instagram
9 de 22

Sertanejo Chrystian, ex-dupla de Ralf

Reprodução/Instagram
10 de 22

Esposa de Chrystian se despede do marido

Van Campos/Agnews
11 de 22

Esposa de Chrystian se despede do marido

Van Campos/Agnews
12 de 22

Esposa e filhos de Chrystian recebem abraços durante o velório

Van Campos/Agnews
13 de 22

Esposa e filhos de Chrystian são amparados durante o velório

Van Campos/Agnews
14 de 22

Família de Chrystian chega ao velório do cantor

Van Campos/Agnews
15 de 22

Ralf, da dupla com Chrystian

Van Campos/Agnews
16 de 22

Ralf é irmão de Chrystian

Van Campos/Agnews
17 de 22

Amigos, familiares e fãs se reuniram para se despedir de Chrystian

Van Campos/Agnews
18 de 22

Amigos, familiares e fãs se reuniram para se despedir de Chrystian

Van Campos/Agnews
19 de 22

Amigos, familiares e fãs se reuniram para se despedir de Chrystian

Van Campos/Agnews
20 de 22

Coroas de flores enviadas ao velório Chrystian

Van Campos/Agnews
21 de 22

Coroas de flores enviadas ao velório Chrystian

Van Campos/Agnews
22 de 22

Coroas de flores enviadas ao velório Chrystian

Van Campos/Agnews

A última entrevista

Comemorando 60 anos de carreira na música sertaneja, Chrystian gravou sua última entrevista na véspera de sua morte. O cantor participou do The Noite, comandado por Danilo Gentili, que recordou os bastidores do bate-papo, que foi ao ar no dia em que ele faleceu.

“Vejam só como são as coisas. Ontem mesmo gravei com Chrystian a entrevista que está passando agora na TV. Por coincidência, ela foi pro ar praticamente no mesmo momento que anunciaram o seu óbito. Chrystian nos deu a honra de escolher o The Noite para celebrar 60 anos de carreira ao lado de seus queridos amigos Sérgio Reis e Renato Teixeira”, começou o apresentador.

Em seguida, Danilo Gentili falou sobre o artista: “Nos divertimos muito! Foi uma imensa alegria estar literalmente ao seu lado enquanto ele fazia, pela última vez, o que amava fazer: contar histórias, rir de piadas e cantar”, elogiou.

E finalizou: “Tenho muito carinho pelo Chrystian. Era sempre uma alegria encontrá-lo na Serra da Cantareira e fiz isso algumas vezes. Ele sempre foi muito gentil e amigo. Obrigado, Chrystian. Deixa uma excelente obra para todos e ótimas lembranças para mim”.

Nos comentários, os fãs enviaram mensagens de apoio: “Juro que achei que já seria um tipo de homenagem… Danilo, você fez o melhor! Homenagem ainda em vida…”, disse uma. “Assistindo o programa e me assusto com tamanha coincidência. Descanse em paz ⚫️”, desejou outro. “De alguma forma, a minha tristeza pela morte dele é amenizada pela homenagem em vida que você fez a ele… Ele sentou bem ao seu lado, um lugar de honra, você foi muito gente fina com ele, confortando ele tanto na hora que ele falou sobre o transplante que seria em outubro quanto quando você falou sobre o comentário maldoso que ele recebeu na rede social, sobre ele não valer sem o Ralf… Valeu por isso Danilo!”, agradeceu uma terceira.

Quem era Chrystian

A música sertaneja amanheceu de luto nesta quinta-feira (20/6), com a notícia da morte de Chrystian, que fez dupla com o irmão Ralf até 2021. O cantor passou mal no dia anterior, chegou a ser levado de helicóptero ao hospital, mas acabou não resistindo.

A carreira musical do artista começou ainda na infância, aos 6 anos, se apresentando em clubes de Goiânia com o nome de Zezinho. Para quem não sabe, o nome de batismo dele era José Pereira da Silva Neto. Na ocasião, o talento do menino, nascido em 1956, chamou tanta a atenção que ele ganhou um programa de TV chamado Pinguinho de Gente.

Após alguns anos, o sonho de formar uma dupla sertaneja levou Chrystian e seu irmão mais novo Ralf se mudaram para São Paulo, onde buscariam o sucesso. Com a ajuda do pai, os rapazes compareciam todos os dias na porta da TV Bandeirantes, onde faziam apresentações e tentavam uma oportunidade.

A primeira oportunidade de Chrystian e Ralf na televisão, após muitas tentativas, foi no programa de Vicente Leporace. E o resultado foi a dupla ter conseguido um contrato musical. Mas quem pensa que eles já começaram com os nomes que os consagraram, enganam-se: a dupla chegou a adotar Charles & Ralf e Os Pássaros como títulos.

Chrystian estourou anos depois, em 1973, mas com uma música em inglês. Ele emplacou um sucesso com a música Don’t Say Goodbye, que fazia parte da trilha sonora da novela Cavalo de Aço, da TV Globo. Com isso, ele teve que enfrentar as exigências das gravadoras de que ele cantasse apenas em inglês e acabou virando, mesmo que temporariamente, um “cantor fantasma”, que não tinha sua imagem usada nos discos e não ia a programas de TV, já que o objetivo era esconder que, na verdade, era brasileiro.

Ao longo de sua jornada musical, Chrystian gravou vários temas de novela em inglês, como More Than You Know, Bird Songs, No Broken Heart, Emotions In My Heart, You’re So Tender e Love’s a Dream.

Dupla com o irmão

Após ter a carreira consolidada com regravações e sucessos nos anos 1980, Chrystian e seu irmão Ralf marcaram uma nova fase na música sertaneja. O lançamento do álbum Quebradas da Noite (1983), com o qual ganharam o primeiro disco de ouro.

A dupla continuou a conquistar sucesso ao longo da década, e alcançou o disco de platina com o álbum autointitulado Chrystian e Ralf, impulsionado pelo hit Chora, Peito.

No decorrer dos anos 1980, colaboraram com artistas renomados como Tião Carreiro, além de expandirem sua presença internacional com turnês nos Estados Unidos e conquistarem fãs na Europa. Eles também receberam reconhecimento no Brasil ao serem eleitos a melhor dupla sertaneja pelo Prêmio da Música Brasileira.

Durante os anos 1990, Chrystian e Ralf continuaram a solidificar sua posição na música nacional com a música Mia Gioconda, tema da novela O Rei do Gado, gravada em parceria com Agnaldo Rayol.

No começo dos anos 2000, a dupla teve um breve rompimento, mas logo foi retomada, e continuaram a contribuir para a cena musical brasileira.

Eles não apenas lançaram novos álbuns, mas também tiveram um papel significativo na luta contra a pirataria musical, desenvolvendo tecnologias como o “Semi Metalic Disc” (SMD), que ajudou a reduzir o preço dos álbuns e combater a prática no mercado.

Em dupla, eles lançaram 20 álbuns, 32 coletâneas e 2 DVDs acústicos, além de vídeos independentes, chamados pocket shows.

Ganharam 15 discos de ouro, 9 de platina, 2 de platina triplo, 4 de diamante nos anos de 1988, 1989, 1992, 1993 e 1 de diamante com a trilha sonora da novela da TV Globo O Rei do Gado e O Rei do Gado 2, em 1996, somando mais de 1 milhão de cópias vendidas.

Em 2021, os irmãos se separaram de forma definitiva, porém, a carreira de Chrystian continuou com seu retorno aos palcos e novos lançamentos musicais. A turnê Romance e a música Não Dá Pra Ficar Assim são exemplos de seu trabalho solo posteriormente à parceria com Ralf.

A notícia da morte

Morreu no fim da noite de quarta-feira (19/6) o cantor Chrystian, que fez dupla com o irmão Ralf até 2021. Ele foi levado às pressas para um hospital em São Paulo, depois de passar mal em casa. O quadro do artista de 67 anos teria sido considerado grave e, por isso, ele foi levado por um helicóptero da Polícia Militar ao centro médico.

Segundo a assessoria do cantor, Chrystian tinha sido diagnosticado “com uma condição médica que exige repouso imediato e tratamento especializado”.

O velório de Chrystian será nesta quinta-feira (20/6), no Cerimonial Ossel, em São Caetano do Sul. A cerimônia, aberta ao público, acontece das 11h às 16h, enquanto o sepultamento está marcado para 17h.

Apesar de a causa da morte não ter sido divulgada, o artista tinha uma condição genética chamada rim policístico. Por conta da doença, passaria por um transplante no fim do ano. O órgão seria doado pela esposa dele, Key Vieira.

A data da cirurgia, que aconteceria no dia 11 de março deste ano, foi reagendada para o fim de 2024, devido alguns problemas de saúde do cantor. Ele retornaria às atividades em 20 de abril.

Em fevereiro deste ano, Chrystian foi hospitalizado para exames pré-operatórios. Rim policístico é um distúrbio hereditário em que grupos de cistos se desenvolvem nos rins. O último show dele foi no dia 15 de junho, na cidade de Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul.

Antes, em 1º de março, o artista usou as redes sociais para atualizar seu estado de saúde após ter transplante adiado. Ele precisou realizar um procedimento para restaurar o fluxo sanguíneo na artéria coronária, que acabou impossibilitando a cirurgia.

“Oi, gente, estou passando aqui para deixar todos os meus fãs, amigos e contratantes tranquilos. Estou me sentindo muito bem. A cirurgia que eu ia fazer dia 11 foi adiada para o final do ano, porque tive que colocar dois stents no coração”, comunicou o cantor.

E deixou claro que iria cumprir até o fim todos os seus compromissos profissionais. “Quero, de qualquer maneira, cumprir a agenda de shows e compromissos. Fiquem tranquilos que estou me sentindo muito bem com a proteção divina e da minha amada”, concluiu, ao se referir à esposa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?