metropoles.com

Chaves: filha de dubladora cobra direitos e faz acusação contra SBT

Fátima de Camilo, filha da dubladora Helena Samara (1933-2007), que deu voz à personagem Dona Clotilde, desabafou sobre a situação

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Série Mexicana Chaves
1 de 1 Série Mexicana Chaves - Foto: Divulgação

Fátima de Camilo, filha da dubladora Helena Samara (1933-2007), que deu voz à personagem Dona Clotilde (Angelines Fernández) de Chaves, acusa o SBT de lucrar com a venda do seriado e cobra o pagamento dos direitos autorais pelo trabalho da mãe.

Em entrevista ao NaTelinha, Fátima desabafou após a emissora de Silvio Santos dar para trás nas conversas envolvendo um acordo com os dubladores a respeito das exibições de Chaves e Chapolin feitas pela própria emissora.

“Esse dinheiro é um direito nosso e que a emissora concordou, durante três anos de negociações, em pagar amigavelmente. Como resultado de tudo o que aconteceu, a advogada teve que deixar o caso, visto que ela só trabalha com acordos e passou para uma outra profissional, que deverá assumir a partir daqui, porém, no contencioso”, explicou a filha da dubladora Helena Samara ao NaTelinha.

5 imagens
Chaves ficou no ar no México entre 1972 e 1992
Roberto Gómez Bolaños, criador e protagonista de Chaves
Mas desde 2018, teve seus direitos comprados pelo Multishow e atualmente passa na faixa das 0h
Quem não se lembra do Sr.Barriga cobrando o aluguel do Seu Madruga
1 de 5

Chaves estreou na TV brasileira em 1984

Reprodução
2 de 5

Chaves ficou no ar no México entre 1972 e 1992

Divulgação
3 de 5

Roberto Gómez Bolaños, criador e protagonista de Chaves

Reprodução
4 de 5

Mas desde 2018, teve seus direitos comprados pelo Multishow e atualmente passa na faixa das 0h

Reprodução
5 de 5

Quem não se lembra do Sr.Barriga cobrando o aluguel do Seu Madruga

Arquivo Pessoal

Para quem não sabe, um acordo entre as partes foi feito em 2014, após quase três anos de conversas. Boa parte dos representados nas negociações recebeu por seus trabalhos, menos Fátima, que não foi localizada mesmo sendo herdeira direta de Helena, e outros dois profissionais.

Em 2020, um grupo de 22 dubladores resolveu procurar o SBT a fim de ajustar outros dois pontos: a exibição de Chespirito e Chaves Animado pelo próprio canal; e a venda de todo o portfólio de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) por outras plataformas, como Multishow, Amazon Prime, Netflix, Cartoon Network, Boomerang e TBS.

Os profissionais alegam que o material, desde a versão Maga, iniciada em 1984, até a RioSound, finalizada em 2013, foi vendido ilegalmente à Televisa, que o revendeu para os players brasileiros sem a devida autorização.

Como nenhum herdeiro de Helena Samara participou do acordo de 2014, o SBT aceitou revisar o caso. Além disso iria pagar pelos dois pontos levantados e acertaria o acumulado do acordo anterior.

No caso das exibições feitas pela emissora de Silvio Santos, a própria seria responsável pelos valores. No caso das vendas feitas pela Televisa, a rede mexicana faria o pagamento à empresa dos Abravanel, que os repassaria aos dubladores.

Tudo ia bem até que há cerca de dois meses, a advogada do grupo teria sido informada que o acordo seria invalidado, sem maiores explicações.

“É nosso direito e nós não abrimos mão. Durante 36  anos, o SBT explorou, comercialmente, os produtos o quanto pôde, e a Televisa fez o mesmo durante 11 anos. Os dubladores e/ou seus herdeiros possuem direitos inalienáveis e o SBT não pode ignorar isso”, desabafou Fátima.

Ela ainda contou que a Televisa pagou por parte da venda, mas o SBT reteve o dinheiro. “Ainda há uma outra questão, a Televisa já havia enviado ao SBT, não tudo, mas uma parte do dinheiro que deveria ser repassada a nós. E nem esse valor nos foi pago”, reclamou.

A assessoria de comunicação do SBT respondeu ao site que: “Não temos conhecimento [sobre essas queixas]. Os direitos de Chaves não são do SBT. Os direitos são automaticamente devolvidos [à Televisa] em razão do contrato de licenciamento. Esse é um assunto tratado entre as empresas. A cada 5 anos aparecem novos dubladores. Não temos comprovação da participação [desses profissionais]”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?