metropoles.com

Caso Robinho: STJ deve confirmar a pena do ex-jogador, diz jornal

Os ministros, liderados pelo relator Francisco Falcão, vão decidir se o ex-jogador cumprirá pena no Brasil após sentença na Europa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Robinho posa com uma blusa branca e um casaco nos ombros - Metrópoles
1 de 1 Robinho posa com uma blusa branca e um casaco nos ombros - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), liderados pelo relator Francisco Falcão, vão se reunir no próximo dia 20 para decidir o futuro de Robinho no caso de estupro pelo qual foi acusado na Itália. E, segundo o jornal O Globo, tudo indica que os magistrados vão confirmar a pena de 9 anos do ex-jogador.

De acordo com a publicação, Falcão deve apresentar um voto rigoroso, seguindo a jurisprudência da Corte em casos de homologação de sentenças estrangeiras e em precedentes envolvendo violência contra a mulher.

Nos bastidores, da Corte Especial, órgão que irá julgar o caso de Robinho, ministros têm se mostrado favoráveis a condenações por este tipo de crime que envolve famosos, como Daniel Alves e o próprio Robinho.

Ainda segundo o jornal, interlocutores do tribunal avaliam que a maioria dos 15 ministros deve seguir o voto de Falcão, um dos mais antigos integrantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

16 imagens
Robinho encerrou a carreira após repercussão da condenação
1 de 16

Grupo Maria Vai com as Outras protesta por prisão de Robinho

Reprodução/Maria Vai com as Outras
2 de 16

Pedro Vilela/Getty Images
3 de 16

Pedro Vilela/Getty Images
4 de 16

Friedemann Vogel/Getty Images
5 de 16

Miguel Schincariol/Getty Images
6 de 16

Robinho encerrou a carreira após repercussão da condenação

Reprodução/Facebook
7 de 16

DOUGLAS MAGNO/AFP via Getty Images
8 de 16

ISTANBUL,TURKEY - APRIL 13: Robinho of Istanbul Basaksehir in action during the Turkish Super Lig match between Besiktas and Istanbul Basaksehir at Vodafone Park on April 13, 2019 in Istanbul, Turkey. (Photo by Etsuo Hara/Getty Images)

Etsuo Hara/Getty Images
9 de 16

Robinho

Pedro Vilela/Getty Images
10 de 16

OSAKA, JAPAN - DECEMBER 13: Robinho of Guangzhou Evergrande FC walks from the dressing room during the FIFA Club World Cup quarter final between the Club America and Guangzhou Evergrande FC at Osaka Nagai Stadium on December 13, 2015 in Osaka, Japan.

Shaun Botterill - FIFA/FIFA via Getty Images
11 de 16

O ex-jogador de futebol Robinho

Reprodução/Instagram
12 de 16

Reprodução/Montagem
13 de 16

Vídeo: condenado por estupro, Robinho manda recado para Daniel Alves

Reprodução
14 de 16

Robinho foi condenado por um caso de estupro ocorrido em 2013

Marco Luzzani/Getty Images
15 de 16

Na época, o jogador atuava pelo Milan

Maurizio Lagana/Getty Images
16 de 16

O jogador foi condenado com o amigo Ricardo Falco

Reprodução/Instagram Robinho

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já aprovou a possibilidade de homologação da condenação, justificando que o pedido da Justiça italiana cumpriu todos os requisitos legais. O parecer é assinado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.

Robinho foi condenado a nove anos de prisão na Itália por um estupro coletivo. O julgamento italiano em última instância aconteceu 9 anos após o crime, mas o ex-jogador já estava no Brasil e, por isso, não ficou preso na Europa.

Após o encerramento do caso, a Justiça italiana chegou a pedir a extradição de Robinho, mas o Brasil não aprovou. Por isso, o pedido para que a pena fosse cumprida em solo brasileiro foi homologado.

MPF defende que pena seja cumprida no Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) defendeu que o ex-jogador Robinho, condenado na Itália a 9 anos de prisão por um estupro coletivo, deve cumprir a sua pena no Brasil.

O crime ocorreu em 2013, mas Robinho foi condenado apenas em 2017. O jogador acabou recorrendo da decisão, mas foi condenado pelo crime em todas as instâncias. No ano passado, a Justiça da Itália julgou o brasileiro na terceira e última instância, impossibilitando qualquer outro tipo de recurso para ele.

A Itália pediu para o Brasil que Robinho fosse extraditado para cumprir a sua pena. O pedido foi negado, já que a Justiça Brasileira impede a extradição de seus cidadãos para o cumprimento de pena, mas agora ele pode cumprir no sistema penitenciário brasileiro.

Entenda o caso

O crime ocorreu no ano de 2013, na boate Sio Caffé, em Milão, na época em que o jogador atuava pelo Milan. Além do atleta, outros quatro brasileiros foram acusados de estuprar uma moça de origem albanesa na ocasião.

O caso voltou à tona no fim de 2020, quando o jogador foi anunciado pelo Santos, em outubro. A repercussão da contratação, no entanto, foi a pior possível. Torcedores do Peixe e de outras equipes condenaram a diretoria e o atleta pela contratação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?