Autor da Globo aconselhou João Vicente a largar a atuação
O ator contou a reviravolta que teve na artes cênicas até ganhar um papel na TV, depois de atuar em outras profissões: “Volta mais longa”
atualizado
Compartilhar notícia
João Vicente de Castro abriu o coração e contou um episódio em que João Emanuel Carneiro, autor da TV Globo o aconselhou a desistir das artes cênicas. Durante conversa no Sem Censura, da TV Brasil, o ator relembrou a reviravolta que sua vida teve até ganhar um papel na TV, sem realizar nenhum teste. “Volta mais longa”, disse.
“Comecei a fazer CAL [Casa das Artes de Laranjeiras] quando tinha 17 anos e queria muito ser ator. Tinha um amigo, o João Emanuel Carneiro, que escreveu uma série na época. Eu falava em ser ator e ele respondia com uma frase que nunca vou me esquecer: ‘pra cada Fábio Assunção, existem dez mil Fábios Assunções frustrados. Larga isso, você não é herdeiro. Você tem que ganhar dinheiro’”, relatou.
João relatou que decidiu ouvir o escritor e, então, buscou seguir outras carreiras: “Eu escrevia uma coluna pra uma revista da MTV e um dia o Washington [Olivetto], que era amigo do meu padrasto, leu a minha coluna e perguntou ‘o que ele faz?’. O meu padrasto respondeu: ‘nada’”.
Em seguida, Vicente passou a trabalhar no mercado publicitário, com a ajuda da mãe. “Estava a ponto de me tornar um carioca autêntico, usava sunga sentado no baixo Gávea e minha mãe viu que me tirar do Rio seria importante. Eu estava muito acostumado e esse choque seria importante. Me colocar em uma empresa acordando às nove da manhã foi uma forma de me civilizar, mesmo”, ponderou.
João Vicente destacou que estava começando a se realizar na nova área, quando teve a intuição de ir em busca do queria de verdade e refletiu: “Fui trabalhar em publicidade e fui efetivado. Gostei de alguma forma, mas bateu na minha cabeça: ‘não vai nem tentar o que você queria?’”.
Na Cidade Maravilhosa, o ex de Sabrina Sato e Rafa Kalimann se reencontrou como artista. “Voltei ao Rio, pedi demissão, comecei a tentar e então conheci um dos sócios [do Porta dos Fundos]. Já me disseram que foi a volta mais longa que uma pessoa já deu pra virar ator sem fazer nenhum teste”, concluiu no programa apresentado por Cissa Guimarães.