Ator e apresentadora são presos em flagrante por desviar doações ao RS
José Aldanísio e Regina Belo teriam criado 235 chaves pix para fraudar a arrecadação de donativos para a região afetada pelas enchentes
atualizado
Compartilhar notícia
José Aldanísio e Regina Jorge Belo foram presos em Fortaleza, no Ceará, nesta quinta-feira (13/6), suspeitos pelo desvio de doações que seriam destinadas ao Rio Grande do Sul, para ajudar as vítimas das enchentes. O ator e a influenciadora teriam criado 235 chaves pix com o objetivo de fraudar a arrecadação de donativos para a região. As informações são do G1.
“Esse casal se utilizava de documentos falsos em nome de um casal verdadeiro aqui do Ceará, tem um casal de idosos aqui de Fortaleza também”, explicou o delegado de Crimes Informáticos e Defraudações do Rio Grande do Sul, João Vitor Heredia.
O agente ainda deu detalhes de como José e Regina agiam: “Eles pegavam os documentos verdadeiros desse casal e colocavam ali as fotos deles, a partir daí constituíram documento falso e, a partir desse documento falso, criavam contas em bancos. Normalmente, em bancos digitais. A partir dessas contas bancárias criadas com documentos falsos, criavam essas chaves pix”.
Para a Polícia Civil, o casal alegou que decidiu aplicar o golpe por causa da situação precária em que viviam. “Eles já nos adiantaram, ali no primeiro momento, que estavam em dificuldades financeiras. Então, algumas coisas que nos inferem que, de fato, eles praticaram esse crime para fins de arrecadar dinheiro”, completou Heredia.
Os dois foram presos em flagrante por falsificação de documento, já que durante as buscas na casa dos investigados, os agentes encontraram diversos documentos falsos, utilizados para a abertura das contas bancárias para a prática do estelionato virtual
Duas influenciadoras digitais Paola Saldívia e Deise Falci foram lesadas pelos golpistas. Elas anunciaram uma campanha para destinas verbas ao cuidado de animais resgatados, porém, tiveram um dígito das chaves alteradas pelo casal. Com os seguidores citando o nome de uma outra pessoa como recebedora, as moças desconfiaram e a polícia passou a investigar o caso.
“Começou a ter muito relato de que esses valores de doação não estavam indo para as beneficiárias que estavam contribuindo. Então, a partir daí, chamou nossa atenção. Iniciamos as investigações e, com o avanço através de meios tecnológicos, conseguimos chegar até esse casal aqui no Ceará”, concluiu o delegado João Vitor Heredia.
Regina Belo era conhecida como apresentadora do programa Bem-estar, transmitido pela rádio FM Benfica. Aldanísio atua recitando cordéis, além de ser comediante. Os artistas eram conhecidos em Fortaleza e, no Instagram, juntos, contam com quase 30 mil seguidores.