metropoles.com

Anitta vence em disputa de samba, mas não dá as caras na Tijuca

A final aconteceu na noite de sábado (21/9), mas a cantora está fora do Brasil e não compareceu à disputa nem se manifestou sobre a vitória

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Anitta posa de look de onça para campanha publicitária nas redes sociais - Metrópoles
1 de 1 Anitta posa de look de onça para campanha publicitária nas redes sociais - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

Como já era esperado pelos componentes da Unidos da Tijuca e fãs, o samba assinado por Anitta e outros compositores foi o grande campeão para o Carnaval 2025. A final aconteceu na noite de sábado (21/9), mas a cantora está fora do Brasil e não compareceu à disputa nem se manifestou sobre a vitória.

Muitas pessoas, inclusive a imprensa, comparecem à escolha do hino que vai embalar o desfile na Marquês de Sapucaí no ano que vem achando que a “Poderosa” iria ao evento, mas foi tudo em vão.

A TV Globo enviou uma equipe do Fantástico para acompanhar a artista. Para solucionar a ausência, foi pedido aos produtores de Anitta que ela grave um vídeo para os telejornais da emissora.

Rainha de Bateria da escola de samba, Lexa esteve no evento. Juliana Alves e Regina Casé também participaram. O marido da apresentadora, Estêvão Ciavatta, é um dos compositores do samba campeão.

8 imagens
Anitta
Em ritmo de funk, samba de Anitta é ovacionado na Unidos da Tijuca
Anitta
Anitta
Anitta
1 de 8

Looks de Anitta são sempre comentados no mundo da moda

@anitta/Instagram/Reprodução
2 de 8

Anitta

Foto: Reprodução/Instagram
3 de 8

Em ritmo de funk, samba de Anitta é ovacionado na Unidos da Tijuca

Instagram/Reprodução
4 de 8

Anitta

Instagram/Reprodução
5 de 8

Anitta

Instagram/Reprodução
6 de 8

Anitta

Foto: Instagram/Reprodução
7 de 8

Anitta

Instagram/Reprodução
8 de 8

Anitta mostra detalhes de sua religião e perde seguidores

Instagram/Reprodução

Horas antes do anúncio da final, Anitta postou um story no Instagram convocando o público a participar da escolha do samba-enredo e confirmou que não estaria presente.

“Meus amores, queria compartilhar com vocês que hoje é a final da disputa dos sambas da Unidos da Tijuca de 2025. Como vocês sabem, eu tenho um samba lá que escrevi junto com muitos amigos queridos e hoje é a final. Meu samba tá finalista. Meu não, nosso samba”, começou ela.

E continuou: “Samba 16. Corre lá na quadra pra assistir. Se eu tivesse no Brasil, essa ia ser minha programação de hoje, muita alegria e muita felicidade com certeza”, afirmou, desejando sorte para todos os concorrentes.

Ritmo de “já ganhou” durante Noite de Enredos

Anitta já estava sendo considerada a grande campeã na disputa dos sambas-enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval do ano que vem pelos componentes da escola de samba antes mesmo do anúncio oficial.

Durante a Noite dos Enredos, realizada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), no fim de agosto, na Cidade do Samba, onde todas as agremiações apresentaram as histórias que vão contar na Marquês de Sapucaí, por 12 minutos, a Poderosa foi assunto entre o público que foi prestigiar o evento.

Fontes da Coluna Fábia Oliveira contaram que, durante o show, a Unidos da Tijuca apresentou vários orixás e depois transformou o palco em um verdadeiro baile funk. Quem estava na plateia se empolgou ao ver o paredão de caixas de som ao fundo, parecido com o cenário da artista no Rock In Rio, em 2019, e muita gente começou a gritar o nome da cantora.

Esta colunista que vos escreve teve acesso exclusivo a um vídeo onde os integrantes da escola de samba se divertem durante a apresentação. Nossas fontes contaram que, mesmo com a ausência da artista, no boca a boca o samba de Anitta já é considerado campeão, mesmo que a escolha ainda não tenha acontecido.

A Unidos da Tijuca vai levar para a Marquês de Sapucaí o orixá de cabeça de Anitta com o enredo Logun-Edé – Santo Menino Que Velho Respeita.

Após a publicação da matéria, a assessoria da Unidos da Tijuca entrou em contato com a coluna e afirmou que a apresentação não teve qualquer referência à cantora. De acordo com o comunicado, a sinopse do enredo faz referência aos príncipes do Borel e o show da Noite dos Enredos foi encerrada com o Rap da Felicidade, de Cidinho e Doca.

Ainda de acordo com a assessoria, Anitta canta o samba dela todas as quintas-feiras na quadra da escola, como todos os outros compositores que estão concorrendo.

O samba-enredo

O fãs de Anitta já podem matar a curiosidade e conhecer o samba que a Poderosa compôs para a Unidos da Tijuca. O enredo da agremiação vai homenagear o orixá da cantora, Logun Edé. Além de escrever a letra, a cantora ainda soltou a voz na gravação oficial, que já está disponível no YouTube.

A composição é uma parceria de Anitta com Estevão Ciavatta, Feyjão, Miguel PG, Fred Camacho e Diego Nicolau. Nos bastidores do Carnaval, estão dizendo que a cantora está bem acompanhada: ela se juntou a um cara que vence sempre, no caso Diego Nicolau. Ano passado, o samba vencedor foi dele.

No Rio de Janeiro, Nicolau já foi responsável por sambas da Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos do Viradouro, Unidos de Bangu e Cubango. Além disso, ele teve seu nome em composições feitas para escolas de outros estados, como São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além de participar da criação da letra, Anitta também soltou a voz como intérprete, junto com Igor Sorriso, Diego Nicolau, Tuninho Jr. e Rodrigo Tinoco.

Acompanhe a letra do samba

Reflete o espelho… Orisun
Nas águas de Oxum
À luz de Orunmilá
Magia que desaguou na ribeira
E fez o caçador se encantar
Sou eu, sou eu
Príncipe nascido desse grande amor
Herdeiro da bravura e da beleza
É da minha natureza a dualidade e o fulgor
De tudo que aprendi, o todo que reuni
Fez imbatível a força do meu axé
Com brilho imenso, desafio o consenso, inquieto e intenso
Sou Logum Edé

Oakofaê, odoiá
Oakofaê, desbravei o mar
Não ando sozinho montei no cavalo marinho
Abri caminho pro povo de Ijexá

E no rufar dos Ilus meu tambor
A fé no Kale Bokum assentou
A proteção de meus pais, ofás e abebés
Sou a Tijuca e seus candomblés
Um lindo leque se abriu, ori do meu pavilhão
Amarelo ouro e azul pavão
Orixá menino que velho respeita
Recebi sentença de pai Oxalá
Eu não descanso depois da missão cumprida
A minha sina é recomeçar

Logun edé
Logum arô
Logun edé loci loci Logun arô
A juventude do Borel
Desce o morro pra cantar em seu louvor

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?