metropoles.com

André Gabeh faz desabafo e detona Matteus após polêmica de cotas

O vice-campeão do BBB 24 teria ingressado em uma faculdade usando o sistema de cotas raciais após se autodeclarar preto

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Montagem colorida de André Gabeh e Matteus - Metrópoles
1 de 1 Montagem colorida de André Gabeh e Matteus - Metrópoles - Foto: Reprodução

André Gabeh usou as redes sociais e detonou o vice-campeão do BBB 24, Matteus, após a polêmica envolvendo uma autodeclaração feita pelo gaúcho para ingressar em uma faculdade no Rio Grande so Sul.

De acordo com as informações que viralizaram nesta quinta-feira (13/6), Alegrete, como foi carinhosamente apelidado durante o reality, se autodeclarou preto e ingressou na universidade por meio do sistema de cotas raciais em 2014. Após a polêmica, a Universidade confirmou a informação.

No X, antigo Twitter, Gabeh, que também é ex-BBB, desabafou. “Eu nunca serei lido pela sociedade como Mateus é lido. Nunca. Alguém se declarar negro não pode ser suficiente para que ele se torne negro. Parem de validar isso. Esse discursinho pseudo inclusivo não vai mudar a situação de quem é realmente preto. Aliás, vai piorar”, argumentou André.

5 imagens
Ex-BBB Matteus doa boina para leilão de ajuda às vítimas do RS
Matteus se autodeclarou preto para ingressar numa universidade federal através do sistema de cotas
Matteusfoi vice-campeão do BBB24
Matteus namora Isabelle Nogueira, que conheceu no confinamento do BBB24
1 de 5

"Dando risada", afirma Matteus após acusação de encenar ajuda ao RS

Instagram/Reprodução
2 de 5

Ex-BBB Matteus doa boina para leilão de ajuda às vítimas do RS

Reprodução/Instagram
3 de 5

Matteus se autodeclarou preto para ingressar numa universidade federal através do sistema de cotas

Reprodução/Gshow
4 de 5

Matteusfoi vice-campeão do BBB24

5 de 5

Matteus namora Isabelle Nogueira, que conheceu no confinamento do BBB24

Reprodução

Veja o desabafo completo de André Gabeh:

“Pelo menos duas vezes por semana eu demonstro meu descontentamento por alguém tão branco quanto a mais branca das paquitas se declarar negro/preto e com isso passar a poder usufruir das políticas públicas voltadas para quem realmente é preto e negro. Eu falo disso sempre! E pessoas cada vez mais alvas aparecem como pretas e negras nas redes sociais e são validadas enquanto tal. Compreendem o subtexto disso? A semiótica disso?

Eu sempre sou chamado de Porteiro de Wakanda (país fictício criado por brancos, que escreveram revistas em quadrinhos com mais heróis azuis e verdes do que negros) quando aponto o absurdo disso. E tem preto batendo palma para esse colorismo que só prestigia brancos e brancos de pele escura. Não tem traço negróide e não tem ascendência negra, não é negro. Pele não branca e cabelo anelado/cacheado não são de marcadores suficientes para negrificar ninguém.

Parem de disparar esse raio pardificador em todo mundo e parem de achar que todo pardo partilha da mesma ancestralidade que um preto. Parem de misturar cor com raça social. Eu nunca serei lido pela sociedade como Mateus é lido. Nunca. Alguém se declarar negro não pode ser suficiente para que ele se torne negro. Parem de validar isso.

Esse discursinho pseudo inclusivo não vai mudar a situação de quem é realmente preto. Aliás, vai piorar. A polícia, os hospitais, os racistas sempre saberão muito bem quem é preto/negro e quem não é. Que saco… Cara. Que vídeo nojento. Ouçam a voz de fundo falando sobre autodeclaração e esse BONECO AMAR É da Shopee achando tudo normal. Que ódio”.

Entenda a polêmica envolvendo Matteus:

Uma bomba estourou na web nesta quinta-feira (13/6), causando um alvoroço. Matteus Amaral, vice-campeão do BBB24, teria entrado na universidade através do sistema de cotas raciais. Ele teria se declarado preto para cursar engenharia agrícola na Instituto Federal Farroupilha (IFF), em 2014.

O assunto veio à tona, depois do colunista Alessandro Lo-Bianco, do IG Gente, divulgar um documento do Ministério da Educação, onde consta o nome completo de Alegrete, o curso, a modalidade e turno em que ele se matriculou.

Na internet, a fofoca repercutiu e internautas criticaram Matteus por ser, supostamente, cotista:

“Olha aí, o menino de vó! O santinho que nunca erra”, julgou uma pessoa. “Que vergonha, seu Alegrete”, disse mais uma. “A casa caiu, preto de Taubaté! Daqui a pouco ele vira índio das terras de Manaus”, debochou uma terceira. “Esse nunca me enganou dentro do BBB. O bom moço de nada tem”, comentou outra.

Durante o reality da TV Globo, o rapaz falou que trancou os estudos no quinto semestre, para cuidar da avó, Neuza França, de 91 anos, depois que sua tia, que tem deficiência auditiva, fraturar o fêmur em uma queda, e precisar passar por uma cirurgia de risco. Como a maioria das faculdades federais têm horário integral, o gaúcho preferiu postergar a formação e dar apoio em casa.

“Minha vó é tudo para mim, me criou, me deu a base de tudo. Sempre foi uma pessoa que nunca foi turrona, de me obrigar a fazer as coisas. Me ensinou o que era certo e disse para eu valorizar as coisas simples da vida”, falou assim que entrou no Big Brother Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?