Ana Paula Minerato após acusação de racismo: “Ingratidão e decepção”
A Coluna Fábia Oliveira teve acesso exclusivo a um desabafo da ex-musa da Gaviões da Fiel após se envolver nas polêmicas recentes
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de estar sumida das redes sociais após se envolver no caso de racismo, Ana Paula Minerato selecionou alguns amigos para ter acesso às suas postagens nos stories do Instagram. Na noite de quinta-feira (12/12), a ex-musa da Gaviões da Fiel fez um desabafo na web e a Coluna Fábia Oliveira teve acesso com exclusividade.
“A ingratidão nos ensina muita coisa, você se decepciona com quem mais ajudou, e recebe de quem nunca esperou”, afirmou ela, numa publicação privada.
Acusação de racismo
Um áudio de Ana Paula Minerato tendo falas racistas contra a cantora Ananda, do Melanina Carioca, ganhou destaque nas últimas semanas. Os xingamentos foram feitos pela ex-Fazenda durante uma conversa com seu ex-namorado, o rapper KT.
“A empregada [doméstica], a do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro KT? Eu não sabia que você gostava de mina do cabelo duro”, começou ela. O rapper ainda tentou interromper, sem sucesso: “Sua fala é bem…”, disse ele, mas foi impedido de continuar.
Em seguida, ela seguiu com as ofensas: “Você gosta de mina cabelo duro, de neguinha? Por isso ali é neguinha né, alguém ali um pai ou a mãe veio da África, tá na cara”, disparou. Em uma nova tentativa, KT aconselhou: “Não tem problema, linda [as características da moça]. Você não sabe o ambiente que você está aí. Você tá falando isso aí em voz alta”, ponderou ele.
Sem parar, Ana Paula Minerato se mostrou ainda mais enciumada: “Não tem problema? Sério? Por que você tem tanto cuidado com ela?”, questionou, sendo rebatida pelo ex: “Eu tenho cuidado com todo mundo, linda. De verdade, você não me conhece”, afirmou, calmamente.
No fim do bate-papo, ela proferiu mais falas preconceituosas: “Comigo você não teve, né? Nossa, mano, ela é feia, hein, tio? Car*lho, ela faixa de nega que ela usa é zoada, hein. Nossa, achei que ela era mais gatinha”, debochou.
Ameaças de morte após polêmica com Ananda
Desde que um áudio com falas racistas veio à público, a vida de Ana Paula Minerato virou de cabeça para baixo. Além de perder o posto de musa da Gaviões da Fiel e ser demitida da Band, a influenciadora também tem recebido ameaças de morte.
No Instagram, Minerato expôs algumas mensagens que tem recebido com seus “amigos mais próximos” da rede. Em uma delas é possível ver uma pessoa afirmando que está “preparando sua morte” e que ela receberá um “tiro na cabeça” já que pessoas da cor dela [branca] “não merecem habitar neste mundo”.
Em uma outra, uma pessoa chega a dizer que Ana Paula Minerato merece um “estupro coletivo só de ‘negrões’ para aprender”. Xingamentos como “safada”, “nojenta”, “loira burra”, “vagabunda”, “pilantra” também aparecem nas mensagens.
Demissão da Band
Ana Paula Minerato foi demitida da Band, no fim do mês passado, após um áudio racista contra a cantora Ananda, vocalista do grupo Melanina Carioca. Em nota, a emissora disse repudiar “veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito”.
“A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa”, diz o comunicado.
Ana Paula era contratada desde 2015 no canal e atuava como titular de um programa diário na rádio Band FM.
Gaviões da Fiel desliga Ana Paula
A escola de samba paulista Gaviões da Fiel desligou Ana Paula da agremiação após a divulgação do áudio. Em nota, a agremiação diz que “a decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista”.
O comunicado ainda reforça que o combate ao racismo “é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória”.