metropoles.com

Ana Clara Lima desabafa sobre doença autoimune e revela novas lesões

A apresentadora da Globo e ex-BBB falou sobre o seu diagnóstico de psoríase, uma doença autoimune que causa manchas vermelhas na pele

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Foto colorida de Ana Clara Lima - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Ana Clara Lima - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

A ex-BBB Ana Clara Lima usou as redes sociais para fazer um desabafo a respeito do seu diagnóstico de psoríase, uma doença autoimune que causa manchas vermelhas na pele. A apresentadora da Globo revelou que descobriu novas lesões recentemente, que podem ter sido causadas por conta de estresse.

“Descobri há uns três anos que eu tenho psioríase – para quem não sabe é uma doença autoimune de pele – e há dois anos, em agosto de 2022, eu fiz um tratamento super forte para psioríase direto no sistema imunológico”, começou dizendo.

Ela continuou: “Estava em uma fase da psioríase que estava muito descontrolada e isso era uma coisa que me desestabilizava muito, porque era uma coisa que mexia muito com a minha autoestima também”, confessou Ana Clara.

A apresentadora do Estrela da Casa explicou que a doença costuma se manifestar em extremidades, como joelho, cotovelo, couro cabeludo e até mesmo no tecido que reveste os órgão. “É perigoso, porque afeta o sistema imunológico”, alertou ela.

7 imagens
Ana Clara
Ana Clara Lima
Ana Clara
Ana Clara Lima, do BBB18
Ana Clara fala sobre a estreia do novo reality: "Muito empolgada"
1 de 7

Ana Clara

Instagram/Reprodução
2 de 7

Ana Clara

Reprodução/Instagram
3 de 7

Ana Clara Lima

Hugo Barbieri/Divulgação
4 de 7

Ana Clara

Reprodução/Instagram
5 de 7

Ana Clara Lima, do BBB18

Isabella Pinheiro/Gshow
6 de 7

Ana Clara fala sobre a estreia do novo reality: "Muito empolgada"

Instagram/Reprodução
7 de 7

@anaclaraac/ Instagram

Ana Clara Lima revelou que o tratamento utópico, por meio de pomadas, cremes e hidratantes, não teve efeito nela. Por isso, precisou recorrer a um tratamento mais intenso, que incluía injeções.

“No meu caso, a psioríase se manifesta em mim com pequenas lesões. Eu fiz esse tratamento porque tinha tantas lesões pelo corpo… O jeito de tratar com pomadas, na pele, não deu certo, porque tinha tantas lesões pelo corpo, que eu não conseguia passar [a pomada] lesão por lesão, e isso é uma coisa que me desestabilizava muito, porque parecia que eu estava com catapora no corpo”, explicou.

Ela continuou: “Eu tirava foto e me incomodava, as roupas que usava me incomodavam, as lesões… na época, eu estava apresentando o Rock in Rio, e hoje, olhando para trás, vejo que uma questão que foi muito grandiosa para mim, e que é, na maioria dos casos, foi o desequilíbrio emocional. Estava em uma fase muito difícil emocionalmente e psicologicamente falando. Estava em uma fase bem complicada e a psioríase veio com tudo”.

“Hoje, percebo que qualquer coisa que estresse em excesso o meu organismo, a psioríase volta. Depois que fiz esse tratamento que eu falei, minha doença se estabilizou completamente. [São] raras as vezes que acontecem lesões”, destacou a ex-BBB.

Ana Clara, então, contou que recentemente encontrou três lesões no corpo.

“Semana retrasada/passada, eu achei três lesões no meu corpo. Fazia muito tempo que eu não tinha. Passei meses com uma na minha mão, mas achei três lesões no corpo, sendo duas no meu rosto. São os excessos que a gente tem na vida, que a gente faz, e o médico falando que é estresse… nossa vida é se estressar. Nossa vida é estar alerta o tempo todo. E aí é o que a gente faz para contrapor esse estado de alerta, essa tensão que a gente tem o tempo todo”, refletiu.

E pontuou: “Tenho buscado cada vez mais coisas que trazem o equilíbrio para esse outro lado de tensão o tempo todo. A chave é você perceber os sinais. Passei anos da minha vida sem entender os sinais do meu próprio corpo – até eles começarem a ficar esfregados na minha cara”.

Assista ao vídeo de Ana Clara Lima:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?