metropoles.com

Amigos famosos prestam a última homenagem a Cid Moreira

Fátima Bernardes, Ana Maria Braga, William Bonner e Celso Portiolli estão entre os nomes que lamentaram a morte do jornalista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Cid Moreira
1 de 1 Cid Moreira - Foto: Instagram/Reprodução

Internautas e famosos ainda estão “digerindo” a notícia da morte de Cid Moreira, na manhã desta quinta-feira (3/10). E alguns amigos resolveram se manifestar sobre a perda do jornalista e prestar as últimas homenagens ao ex-apresentador do Jornal Nacional.

Fátima Bernardes, Ana Maria Braga, William Bonner e Celso Portiolli foram alguns dos apresentadores que lamentaram o falecimento.

“Quando eu comecei a assistir ao Jornal Nacional, ele estava lá. Quando eu me tornei jornalista, ele estava lá. A primeira vez em que entrei ao vivo no JN no meio de uma enchente, foi ele que chamou o meu nome: ‘De lá fala ao vivo a repórter Fátima Bernardes’. A voz dele naquela bancada era uma grife, um selo de qualidade. Hoje, Cid Moreira se foi, mas não será esquecido, marcou uma época. Meu carinho sincero pra todos que o amavam. 🤍”, escreveu Fátima Bernardes.

Ana Maria Braga também elogiou o ex-colega de emissora: “Cid Moreira, sua voz e talento marcaram gerações e transformaram o jornalismo brasileiro. Agradecemos por sua dedicação e por nos ensinar a importância da verdade. Sua contribuição será eternamente lembrada. Descanse em paz”, desejou a apresentadora do Mais Você.

16 imagens
Ana Maria Braga usou as redes sociais para falar sobre o falecimento do jornalista
Celso Portiolli foi um dos apresentadores que homenageou Cid Moreira
Cid Moreira e a esposa, Maria de Fátima
Cid Moreira e esposa
Fátima e Cid Moreira
1 de 16

Fátima Bernardes fez uma publicação falando da morte de Cid Moreira

Instagram/Reprodução
2 de 16

Ana Maria Braga usou as redes sociais para falar sobre o falecimento do jornalista

Instagram/Reprodução
3 de 16

Celso Portiolli foi um dos apresentadores que homenageou Cid Moreira

Instagram/Reprodução
4 de 16

Cid Moreira e a esposa, Maria de Fátima

Reprodução
5 de 16

Cid Moreira e esposa

Reprodução/ Redes sociais
6 de 16

Fátima e Cid Moreira

Reprodução
7 de 16

Cid Moreira, jornalista e locutor

Reprodução
8 de 16

Os filhos do jornalista ingressaram com uma ação para interditar o pai – a quem também acusaram de abandono afetivo. Além disso, Roger Moreira, filho adotivo de Cid, acusou o pai de tê-lo deserdado e revelou à imprensa uma carta onde o locutor afirma “ter sido um erro adotá-lo”

Reprodução/ Instagram
9 de 16

Em 1969, retornou à Globo para substituir um jornalista do Jornal da Globo e, tempos depois, passou a integrar a primeira equipe do Jornal Nacional. De 1969 a 1996, Cid Moreira foi âncora do JN ao lado do também locutor Hilton Gomes e depois Sérgio Chapelin

Instagram/Reprodução
10 de 16

Cid Moreira era figura certa nas redes sociais

Instagram/Reprodução
11 de 16

Longe da TV desde então, apenas com aparições esporádicas, Cid Moreira passou a compartilhar um pouco do seu dia a dia por meio das redes sociais. Em 2021, no entanto, teve o nome envolvido em grande polêmica

Instagram/Reprodução
12 de 16

Cid Moreira

Reprodução/Instagram
13 de 16

Em 1955, Cid Moreira atuou no filme Angu de Caroço e, em 1958, trabalhou como narrador do longa Traficantes do Crime. Em 1963, estreou como locutor em um noticiário da TV Rio. Após isso, trabalhou no Jornal de Vanguarda, passou pela Tupi, pela Globo, pela Excelsior e pela Continental

Reprodução
14 de 16

Estudante de contabilidade, Cid Moreira começou a carreira trabalhando na rádio Difusora de Taubaté, como contador. No entanto, como já tinha uma bela voz à época, foi convidado para se tornar locutor

Globo/Ramón Vasconcelos
15 de 16

Após se formar, passou a trabalhar na rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade. Tempos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi contratado pela rádio Mayrink Veiga, onde obteve as primeiras experiências em TV

Reprodução/Instagram
16 de 16

Em 1999, passou a narrar o quadro do Mr.M no Fantástico. O sucesso da narração foi tamanho que, quando Mr. M esteve no Brasil, em 2000, o próprio Cid Moreira o entrevistou com exclusividade para o programa. Junto ao trabalho na TV, Moreira também gravou salmos bíblicos. Os CDs com o conteúdo se tornaram um grande sucesso, com milhões de cópias vendidas

Rogério Fidalgo / AgNews

Celso Portiolli reforçou o coro: “Hoje nos despedimos de uma das vozes mais marcantes da história da televisão brasileira. Cid Moreira, aos 97 anos, partiu, mas sua voz e legado ficarão eternizados. Muito mais do que um ícone do Jornal Nacional, ele soube se reinventar e levar sua sabedoria e carinho ao público, seja nas redes sociais ou através da gravação da Bíblia, um trabalho que tocou e inspirou milhões de pessoas”, começou ele, antes de completar:

“Cid sempre foi um exemplo de generosidade e dedicação, mantendo uma conexão verdadeira com seus fãs ao longo de décadas. Que sua jornada seja de luz e que Deus conforte o coração dos amigos e familiares neste momento difícil. Sua voz será sempre lembrada, mas o ser humano incrível que ele foi, esse nunca será esquecido. Descanse em paz, Cid Moreira. 🙏”, encerrou o comandante do Domingo Legal.

Em entrevista ao Encontro, William Bonner falou sobre o ex-companheiro: “Que dia triste, notícia que derruba a gente logo de manhã, mas que prazer poder falar da importância do Cid Moreira. O Cid Moreira era um grande brincalhão e ele adorava que brincavam com ele também”, analisou ele, antes de falar de todas as “aventuras” do jornalista na TV Globo.

Além do problema renal, Cid Moreira tratava uma infecção

A notícia da morte de Cid Moreira, aos 97 anos, pegou muitos fãs e colegas de trabalho de surpresa, na manhã desta quinta-feira (3/10). O ex-apresentador do Jornal Nacional estava internado há 29 dias em um hospital da região serrana do Rio e fez aniversário no último domingo (29/9).

De acordo com o Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos. O médico Nelio Gomes Junior, que cuidou do jornalista, em entrevista ao Encontro, detalhou seu estado de saúde.

“Eu passava visita nele duas vezes por dia, de manhã e de noite. Ele tinha um quadro renal crônico com tratamento dialítico [com hemodiálise] em casa. Ele apresentou uma infecção, uma peritonite, por conta, provavelmente dessa diálise prolongada, já fazia há 3 anos e meio, associada a uma infecção urinária”, revelou.

Após detalhar outras complicações do jornalista, como atrofia muscular, o cardiologista pontuou que ele teve trombose venosa e foi enviado para a unidade coronariana por conta da gravidade do caso.

Ele teve todo o acolhimento e atendimento em termos das complicações que poderia apresentar e apresentou. Mas, como um paciente de 97 anos, com múltiplas comorbidades que acabou evoluindo para a falência de múltiplos órgãos”, lamentou.

A notícia da morte

O jornalista Cid Moreira morreu na manhã desta quinta-feira (3/10). O ex-apresentador da TV Globo tinha acabado de completar 97 anos, no fim do mês passado. A notícia do falecimento foi confirmada pela apresentadora Patrícia Poeta, durante a transmissão do Encontro.

Cid Moreira estava internado há 29 dias e, entre outras questões de saúde, tratava um problema nos rins. Na noite de quarta-feira (2/10) eles já estava bem debilitado e o óbito foi registrado nesta manhã.

Patrícia Poeta contou que estava preparando o programa quando recebeu uma ligação da esposa do jornalista, Fátima. A apresentadora recordou uma das entrevistas que fez com o ícone do jornalismo.

Na ocasião, Cid Moreira lembrou da “lenda” de que esteve na bancada do Jornal Nacional de bermuda. O famoso confirmou a informação e revelou os bastidores do momento.

O jornalista estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Fátima, esposa de Cid, relatou os últimos momentos: “A idade não é fácil, ela chega para todo mundo. A gente mudou para perto do hospital quando ele começou a fazer a diálise. Ele estava cansado, ele falava: ‘Tô cansado’. Os últimos anos foram difíceis”, revelou ela.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?