Amigo de Deolane Bezerra, Abdias Melo sobre prisão: “Que se prove”
O influenciador participou do podcast GringaCast e afirmou que as pessoas não se pronunciaram sobre o caso por medo dos julgamentos
atualizado
Compartilhar notícia
Muito tem se falado da falta de posicionamento de influenciadores que afirmavam ser amigos de Deolane Bezerra sobre a prisão dela. E esse foi um dos assuntos abordados por Abdias Melo durante sua participação no podcast GringaCast, apresentado por Renato Ray.
Amigo da ex-Fazenda, ele opinou sobre o silêncio dos demais: “É medo da mídia, medo do povo meter o pau. Como eu não tenho medo, eu falo. No mesmo dia que ela foi presa, eu fui pra internet falar. Eu fui o primeiro a falar, todo mundo ficou calado, durante vários dias”, disparou ele.
Em seguida, ele detonou quem resolveu se manifestar após a soltura de Deolane Bezerra, que durou poucas horas: “Alguns falaram depois que ela foi solta a primeira vez. Aí eu fui lá e falei também: ‘Engraçado, depois que solta, vem falar’. Meti a cara e meto, pros meus amigos”, garantiu.
Logo depois, Abdias Melo contou que muitos amigos famosos da influenciadora o procuraram para aconselhar sobre seu posicionamento. Ele afirmou que vai contar para ela quando deixar a cadeia: “Vou mostrar pra ela, todas as pessoas”, pontuou.
A respeito do processo, o amigo da influenciadora foi direto: “Se a Polícia Federal prendeu, foi baseado em alguma coisa. Não vou entrar nesse mérito. Mas isso não apaga o amor, o respeito que tenho por elas. E eu defendo, porque amigo verdadeiro você tem que defender. Se tiver errado, você até pode não defender publicamente, mas não soltar a mão. Porque a mão eu não solto, de nenhum amigo meu. A não ser que seja um assassino safado, que matou, estuprou”, explicou, antes de completar:
“Que se prove. Mas vai continuar sendo minha amiga, culpada ou não. Não estou puxando o saco, porque não preciso disso, nem estou passando a mão na cabeça de ninguém. Amigos verdadeiros não soltam a sua mão e fim de papo”, afirmou.
Conhecido pelo papel de Dinossauro da Internet na Turma do Carlinhos Maia, Abdias Melo aproveitou para falar sobre a mãe de Deolane, Solange Bezerra, que está presa desde o último dia 4.
“A Solange é uma pessoa com um coração maravilhoso e é muito honesta. Mas é claro que, se provado algum crime, elas terão que pagar. O que estão fazendo com elas é desumano. As pessoas estão falando coisas cruéis. Tudo isso se resume a uma palavra: inveja”, analisou, ao destacar a luta de Solange como feirantes para criar as três filhas.
Ele aproveitou para rebater as notícias de que a mãe de Deolane estaria envolvida com o tráfico: “A única coisa que posso afirmar é que ela é uma mulher honesta e de bom coração. Falo isso porque convivo. E o que estão falando sobre drogas, zero chances porque ela odeia”, disse.
Veja a entrevista completa
Ala afastada e pouco contato com as presas
Pouco mais de uma semana após voltar para a prisão, ao descumprir medidas judiciais, Deolane Bezerra aguarda o julgamento de um novo pedido de habeas corpus. A influenciadora e ex-Fazenda está na Colônia Penal Feminina de Buíque, em Pernambuco, desde o último dia 10, mas não está em meio a outras detentas.
De acordo com o portal LeoDias, ela foi colocada em uma ala mais afastada da massa carcerária, onde se encontra o berçário e são permitidas visitas aos sábados. Além disso, ela tem pouco contato com outras presas e tem preferido ficar sozinha.
Defesa de Deolane Bezerra aponta censura
A equipe de defesa de Deolane Bezerra fez um novo pedido de habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça, nesta terça-feira (17/9). No documento que a coluna Fábia Oliveira teve acesso, os advogados pedem que seja concedido o habeas corpus, além de solicitarem a cassação da medida cautelar para que a influenciadora não possa se manifestar nas redes sociais nem na imprensa.
Segundo a defesa, Deolane voltou ao cárcere por violar tal medida, no entanto, tal determinação seria um instrumento de censura. Isso porque, em nenhum momento, a ex-Fazenda teria se manifestado a respeito das investigações, mas sim falado sobre a sua prisão.
Outro ponto levantado no documento é que Deolane está sendo investigada por lavagem de dinheiro, um crime que não tem qualquer relação com o uso de redes sociais, o que torna a proibição da utilização da ferramenta sem sentido. Os advogados da influenciadora mencionam que ao proibi-la de se manifestar sobre a prisão, a Justiça também viola o direito dela à defesa.
“Paciente está sendo investigada por suposta lavagem de dinheiro, sendo certo que o cometimento ou não desse crime não guarda qualquer relação com a utilização de suas redes sociais, tampouco sua liberdade de expressão. Vale dizer, não fosse ela uma pessoa pública, certamente não se cogitaria discutir acerca da necessidade de impedir a utilização de redes sociais ou manifestações públicas acerca das circunstâncias que a envolvem”, diz um trecho.
“A paciente está sendo publicamente acusada de estar envolvida na prática de crime de lavagem de dinheiro, sofrendo as consequências destes fatos. Ao proibir a paciente de utilizar-se de qualquer meio de comunicação, a decisão coatora impede que Deolane se defenda das acusações que, também publicamente, estão lhe sendo direcionadas”, escreveram.
No pedido, foi solicitado: “Quanto ao mérito, confirmada a decisão liminar, requer seja concedida a ordem de habeas corpus, ainda que de ofício, para cassar a medida cautelar de proibição de se manifestar, garantindo-se o direito de liberdade de expressão da paciente, ainda que mediante a imposição de medidas cautelares diversas e/ou sua adequação ao texto constitucional”.
Em outro momento, a defesa fala sobre o constrangimento e volta a mencionar a filha de Deolane, de oito anos.
“A cada dia que passa, o constrangimento ilegal se agrava, a ponto de violar a garantia constitucional do estado de inocência, estando sua filha menor, ademais, sem os cuidados de sua única genitora”, diz o trecho.
A prisão de Deolane Bezerra
A prisão de Deolane aconteceu no último dia 4, em um hotel no bairro de São José, na região central do Recife. A influenciadora foi alvo da Operação Integration, que tem como objetivo acabar com um esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais. As investigações foram iniciadas em abril de 2023.
A ex-Fazenda chegou a conseguir o benefício da prisão domiciliar, mas foi detida novamente depois de violar algumas medidas cauteladas impostas pela Justiça. Na ocasião, Deolane se manifestou sobre sua prisão para a imprensa e publicou uma foto amordaçada nas redes sociais, como forma de protesto.