metropoles.com

Venda de carros usados no DF cresce 21%. Comércio de novos cai

Negócios com veículos 0km na capital federal recuaram 14,8% em janeiro com relação a dezembro do ano passado. No país, a queda foi de 28%.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotomontagem: GM/VW/Honda/Hyundai/FCA/Renault
1 de 1 - Foto: Fotomontagem: GM/VW/Honda/Hyundai/FCA/Renault

O tradicional balanço mensal do Sincodiv-DF, o sindicato das concessionárias, mostra que, em janeiro, foram vendidas 5.267 unidades – incluindo automóveis, camionetas, caminhões e ônibus. Em dezembro do ano passado, foram 6.182. Isso significa uma redução de 14,8% (contra 27,96% no geral).

Em relação às vendas de veículos usados, a Fenauto, federação que reúne as associações de revendedores independentes, revela que houve um crescimento de 21% no Distrito Federal (comparando-se os janeiros).

No entanto, quando se usa dezembro como referência, a queda foi violenta: 48,5%. Isso significa que os lojistas de garagem venderam 15.033 carros agora, contra 29.193 em dezembro. É fácil de entender: dezembro tem 13º salário, por exemplo; janeiro, muitos débitos.

Os donos e gestores das empresas revendedoras oficiais e autorizadas pelas marcas atribuem o fraco desempenho a um fenômeno conhecido: a concentração de contas a pagar em todo início de ano, como IPVA, IPTU e material escolar.

“A maioria das pessoas que cogita trocar de carro está viajando ou lotada de contas para pagar”

Alessandro Soldi, vice-presidente do Sincodiv-DF

Mas os efeitos da crise da economia parece agravar esse “fenômeno natural”: comparando-se os dois janeiros (2016 x 2017), registra-se uma queda de 8% (maior, por sinal, que a geral brasileira, de 5,2%).

Curiosidades

A Fiat segue na liderança das marcas mais vendidas no DF, com 950 veículos 0km emplacados em janeiro – ou menos 290 que a quantidade comercializada em dezembro.

Chevrolet, Volkswagen, Toyota e Honda compõem o top five de janeiro. Detalhe: a Ford, tradicionalíssima no país, está fora.

Em janeiro, foram emplacadas 671 motos – ou 47 a menos que em dezembro. A Honda segue firme na liderança.

Em todo o país, o resultado foi 15,3% (janeiro com janeiro). Foram comercializados 1.089.441 veículos em janeiro. Ante a dezembro, houve queda de 20,5%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?