Serpro ‘ajuda’ e brasileiro “economiza” R$ 19 milhões em multas
SNE oferece até 40% de desconto para quem pagar infrações em dia, desde que não as conteste. DF já tem 220 mil veículos inscritos
atualizado
Compartilhar notícia
Os motoristas brasileiros já economizaram 19,1 milhões em multas desde que começou a vigorar o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), uma solução desenvolvida pelo Serpro e lançada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em novembro de 2016.
O aplicativo, que permite a notificação de multas por dispositivos móveis, possui (até maio) 925 mil veículos inscritos.
O Distrito Federal é o recordista, com 220 mil veículos cadastrados (de cidadãos/pessoas físicas) e 5 mil de pessoas jurídicas.
Também, pudera: cerca de 1,1 mil pardais e barreiras eletrônicas infestam as ruas da capital. E mais: no ano passado, somente a arrecadação do Detran-DF aumentou cinco vezes mais do que a inflação do período.
Apesar de o Detran local ainda não ter aderido, São Paulo já está em segundo lugar, com respectivamente 178 mil e 11 mil.
As vias do país são administradas por órgãos autuadores diversos, que podem ser nacionais, como o DNIT, regionais, em geral representados pelos Detrans e, ainda, municipais. Quando o órgão faz a adesão ao SNE, pode encaminhar as autuações aos proprietários de veículos diretamente por um dispositivo móvel.
A economia com a impressão, envio e trâmite administrativo, tanto da notificação como do boleto de cobrança, pode então ser repassada ao cidadão ou empresa.
Daí a possibilidade de descontos de 20%, para quem quiser recorrer da multa, e 40%, para quem abrir mão do recurso. Outra vantagem é que o condutor fica sabendo da infração praticamente em tempo real.
Você pode conferir os órgãos que aderiram ao SNE no site do Denatran. O aplicativo pode ser baixado para dispositivos Android ou IOS. Pessoas físicas com certificado digital podem utilizar o SNE acessando o ambiente web da solução.