Rally dos Sertões: os impressionantes números da etapa deste ano
Para amador que só quer curtir, uma dica: em 6 de agosto, tem um na Chapada Diamantina para carros, motos, triciclos… Nem precisa de 4×4
atualizado
Compartilhar notícia
Quem gosta de carros e aventuras, sabe que o Rally dos Sertões é sempre achado divertido. Mas o deste deste ano será um achado bem especial: ele sairá das
Cataratas de Foz do Iguaçu, no Paraná, e chegará ao mar de Salinópolis, no Pará, com as etapas mais difíceis da história. De 26 de agosto a 10 de setembro, os competidores de quatro categorias (carro, moto, quadriciclo e UTV) percorrerão 7.216km – sendo 4.811 km de competição plena, os chamados trechos especiais.
Essa distância fará do Rally dos Sertões 2022 o maior do mundo, superando em 800 km a distância de especiais do Rally Dakar. E ele é especial não por passar por diferentes biomas, mas por comemorar os 200 anos da independência do Brasil e seus 30 anos de existência. Em suma: serão 15 dias, nas cinco regiões do país, passando por oito estados e parando em 14 cidades.
Números históricos
130 mil quilômetros
total percorrido em 29 anos de Sertões, o equivalente a 3 voltas na Terra
58 mil quilômetros de especiais, os trechos contra o relógio
18 + DF
total de estados atravessados
120 cidades receberam o Sertões
16
total de largadas de Goiânia, a cidade que mais recebeu a abertura do Sertões
9
número de vezes que chegou em Fortaleza (CE), a cidade que mais recebeu chegadas
2.374
competidores passaram pelo Sertões nesses 29 anos (84 caminhões, 1.090 carros, 814 motos, 386 UTVs)
Rally da Chapada
Mas, para quem não tem dinheiro, carro e preparo profissional para esse tipo de competição, boas notícias. A primeira é o Rally da Chapada, que acontece no dia 6 de agosto na região de Lençóis, na Bahia. É um rally comum, para quem gosta do turismo de aventura: não tem caráter de competição (nem é uma prova de velocidade nem de regularidade).
Vale ir de carros com tração 4×4, mas tem espaço para os veículos comuns, motocicletas e quadriciclos. Entre os trechos escolhidos, belezas naturais como o Morro do Pai Inácio e a Fazenda Pratinha. O piloto Roberto Cunha, hexacampeão Brasileiro de Rally Baja 4×4, está ajudando no levantamento da aventura. A supervisão é da Federação de Automobilismo da Bahia.
Para se inscrever, ao custo de R$ 100 (primeiro lote), basta acessar este link, preencher os dados e doar 20kg de alimentos não-perecíveis para doação às instituições sociais de Lençóis, base do evento.
A cidade foi escolhida como ponto de encontro da turma por ser um pólo cultural e histórico da região, além de contar com uma boa estrutura hoteleira e gastronômica. Sem falar que está numa localização especial, cercada de montanhas, cachoeiras e trilhas belíssimas.
Rally da Mitsubishi
A ideia da marca japonesa é estimular um estilo de vida aventureiro e ao ar livre. Ainda há vários eventos, em quatro diferentes modalidades: Mitsubishi Cup, Mitsubishi Motorsports, Mitsubishi Outdoor e Mitsubishi Experience. E em várias cidades – Juazeiro do Norte (CE), Bonito (MS), Visconde de Mauá (RJ)…
O motorista comum só não pode participar da Cup, categoria formada por carros exclusivamente preparados para competição. Nas demais, SUV da Mitsubishi com tração 4×4. Basta acessar aqui.
Categorias
O Motorsports é um rally de regularidade que não exige experiência dos participantes, nem mesmo carros preparados. Cada dupla ― formada por piloto e navegador ― faz um trajeto pré-definido pela organização, respeitando o tempo e a velocidade estipulados na planilha de cada etapa.
Já o Outdoor é um rally de estratégia que mistura trabalho em equipe e experiência off-road com atividades de aventura e culturais. Nele os participantes recebem um mapa e uma relação de tarefas a serem cumpridas que, uma vez realizadas, geram pontos.
Outros eventos
Há diversas competições ao longo do ano, mas geralmente dedicada a profissionais – e a carros especiais. O de Jalapão, neste fim de semana, dá sequência ao Brasileiro de Rally Cross Country, com 107 equipes e 1.400km de percurso. A próxima etapa, 14 de julho, será em Caminhos das Neves, em Santa Catarina.