metropoles.com

Proteste acusa Fiat, Ford e GM de propaganda enganosa. Conar reage

Conselho que regulamenta publicidade reconhece que as três montadoras não poderiam fazer “apelo ecológico” com benefícios “não comprovados”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
1 de 1 - Foto: null

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) moveu ações contra a Fiat, a General Motors e a Ford no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) acusando-as de praticar o greenwashing em suas propagandas. O órgão regulador aceitou. E tomou providências.

Bem, a expressão greenwashing é bem conhecida no meio publicitário – e caracteriza a forma de fazer marketing com informações enganosas e, assim valorizar o produto, sobre características ambientais. Como o consumidor mostra-se, cada vez mais, preocupado com essas questões, ele acaba sendo ludibriado.

Vejamos, caso a caso. A Fiat, segundo a denúncia do Proteste, veiculava anúncio sobre o pneu ‘superverde’.

Foto: Divulgação

No comercial, entendem os advogados do Proteste, a Fiat vende a presença de uma tecnologia sustentável que garante o baixo consumo de combustível e alta durabilidade – o que ajudaria a conservação do meio ambiente.

A Proteste contesta: como definir um pneu ‘verde’ se os fatores relacionados à produção, uso e descarte seguem o mesmo processo dos demais pneus?

Ainda que ofereçam os benefícios citados, não seria correto empregar o termo ‘verde’, muito menos o prefixo ‘super’, para classificá-los como tal. Concordam?

Informações exatas

O Conar concordou e reconhece que o anúncio não atendeu os princípios constantes no artigo 36 do Conselho, que diz: as informações ambientais devem ser exatas, precisas e ter relação com os processos de produção e comercialização dos produtos.

Além disso, é necessário que o benefício ambiental salientado seja significativo em termos de impacto total do produto e do serviço sobre o meio ambiente, em todo o seu ciclo de vida, ou seja, na sua produção, uso e descarte.

Diante desta avaliação, o Conar recomendou que o anúncio seja alterado até que sejam atendidas as exigências do código de forma a refletir nos anúncios a responsabilidade do anunciante com o meio ambiente.

E quanto à GM? Bem, a empresa norte-americana foi denunciada pelo anúncio do ‘Chevrolet Eco’. Na propaganda, a ideia transmitida é de que o sistema oferece melhoria nas emissões de poluentes.

Foto: GM Mercosul

A Chevrolet se defende dizendo que não há nenhuma irregularidade, pois a palavra ‘Eco’ refere-se à economia, e não à ecologia.

Contudo, para o Proteste, ao associar a tecnologia ‘Eco’ a uma melhoria como essa a GM  levaria o consumidor ao entendimento de que o automóvel tem um apelo de sustentabilidade.

Por isso, o conselho de autorregulamentação recomendou que fossem retiradas do anúncio todas as referências à melhoria das emissões de poluentes decorrentes do sistema ‘Eco’.

Baixa emissão de CO²?

Já na Ford, o motivo da ação diz respeito à publicidade do Ford Ecoboost’. O anúncio insinua que o veículo, além de ter baixa emissão de CO², possui máximo equilíbrio entre potência e economia.

Foto: Ford

Segundo a Proteste, a informação não é verdadeira. E o usa o exemplo do Fusion, que utiliza o motor Ecoboost e apresenta a classificação D no Programa Brasileiro de Etiquetagem – que mede a eficiência energética e consumo dos automóveis vendidos no Brasil, no qual a avaliação ‘A’ representa o mais eficiente e a ‘E’ a menos eficiente.

Soma-se ainda ao fato de o sedã não possuir o selo do Conpet, que destaca os produtos que atingem os graus máximos de eficiência energética.

Nesse caso específico, o Conar orientou que as expressões ‘máximo’ e ‘baixa’, presentes no anúncio, fossem alteradas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?