metropoles.com

Nova Ram será o primeiro modelo da marca a ser fabricado no Brasil

Planta da Stellantis em Goiana, em Pernambuco, será responsável pela produção da picape. Quatro modelos da Jeep e Fiat saem hoje de lá 

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Stellantis/Divulgação
nova ram1
1 de 1 nova ram1 - Foto: Stellantis/Divulgação

O Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, nasceu para ser  um produtor de Jeep. Inaugurado em 2015, hoje é responsável pela fabricação de quatro modelos de destaque no mercado: os Renegade, Compass e Commander e a Fiat Toro. Agora, com oito anos de operação, o Polo se prepara para receber um modelo inédito no país: a picape Ram. Será o primeiro carro da marca produzido no Brasil. 

A picape terá um motor 2.0 turbo capaz de gerar 272cv de potência e 40,8 kgfm de torque. A Stellantis não informou se teremos por aqui uma versão com motor bicombustível. Mas deverá vir uma  versão diesel – e, pelas informações divulgadas ao longo dos últimos dois dias, será a picape brasileira mais rápida produzida no país.

A planta da Stellantis e mais 18 fornecedores estão instalados dentro de perímetro que, juntos, são responsáveis por mais de 14 mil empregos. Ao longo do período, já foram produzidos cerca de 1,4 milhão de carros divididos entre os quatro modelos. 

Além de abastecer o mercado nacional, é de lá também que saem os carros exportados para países da América Latina como Argentina, Chile, Equador e México, entre outros. A operação é feita a partir do Porto de Suape e já alcançou a marca de 187 mil unidades exportadas para esses locais.

Novo modelo – Agora, o Polo se prepara para expandir com o início da produção de um novo modelo de picape Ram. Foram mais de duas mil horas de análises virtuais entre processo e produto. O time local liderou as atualizações tanto na infraestrutura da linha de produção quanto na qualificação de 1,3 milk colaboradores durante cerca de 700 horas de treinamentos.

Impacto socioeconômico – O Polo se tornou um importante vetor de transformação socioeconômica na região. De acordo com um estudo realizado pela Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), desde o processo de instalação do parque industrial, Goiana saiu da 13ª posição em 2010, com 0,83% do PIB estadual, para a 4ª posição em 2019, chegando a 5,17% do PIB pernambucano. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?