metropoles.com

Fraudes em motores derrubam chefão da Volks

Aconteceu o que se esperava em ambientes e lugares sérios: o presidente-executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn (foto), caiu depois que a marca admitiu fraudes na medição de poluentes em motores a diesel. Ele ocupava o cargo havia mais de oito anos. Um comunicado da empresa, divulgado pela Reuters, alega que o ex-dirigente garante não ter […]

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Martin-Winterkorn
1 de 1 Martin-Winterkorn - Foto: null

Aconteceu o que se esperava em ambientes e lugares sérios: o presidente-executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn (foto), caiu depois que a marca admitiu fraudes na medição de poluentes em motores a diesel. Ele ocupava o cargo havia mais de oito anos.

Um comunicado da empresa, divulgado pela Reuters, alega que o ex-dirigente garante não ter tido partido do esquema mas que aceita “para si” as responsabilidades pela irregularidade.

Hoje, pela manhã e no início de tarde, um comitê-executivo de cinco integrantes interpelou o executivo de 68 anos na sede do grupo, em Wolfsburg (Alemanha).

Matthias Müller, atual presidente da Porsche, uma das marcas subsidiárias do grupo, é o nome mais cotado para substituir Winterkorn. O conselho da companhia deve tomar essa decisão em reunião marcada para sexta.

O escândalo
Tudo começou quando o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação penal contra a montadora alemã acusando-a de usar um software para fraudar os resultados de testes de emissão de poluentes em quase 500 mil automóveis movidos a diesel.

No Brasil, o único carro sob suspeito é a caminhonete Amarok, a diesel.

Logo em seguida, a VW admitiu o esquema e confessou que o dispositivo eletrônico equipa mais de 11 milhões de automóveis feitos pela fabricante em todo o mundo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?