metropoles.com

Câmara põe na pauta de votações projeto que acaba com o Uber

Carlos Zarattini diz que o serviço somente pode ser oferecido por veículos que tenham “caixa luminosa” externa com a palavra “táxi”. Então?

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Flicker
1 de 1 - Foto: Reprodução/Flicker

E os deputados federal estão, novamente, decidindo sobre nossas vidas. Desta vez, com o projeto que mexe com o nosso dia a dia, no nosso direito de escolha de como usar – e de quem deve transportar – o serviço de passageiros individuais.

Amanhã, terça (04/04) – a não ser que haja um desvio de rotas – entra na pauta de votações o Projeto de Lei 5587/16, que trata sobre a regulamentação dos serviços de transporte individual privado.

O autor da proposta é o deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo. E ele é claro: qualquer serviço de transporte de passageiros somente pode ser oferecido por meio de veículos que tenham “caixa luminosa” externa com a palavra “táxi”.

E mais: esses veículos devem ter taxímetro e placa vermelha. Mais claro, impossível, não?

É certo que a qualidade dos serviços prestados pelo aplicativo Uber tem caído bastante nos últimos meses. Mas aí a lei, nesses moldes, obriga o Uber a adotar placas vermelhas, taxímetro etc. Será o fim do serviço? É justo? É legal?

Há, ainda, o Cabify – que está prestes a desembarcar em Brasília. O Cabify, por sinal, chega prometendo taxas fixas e serviço “razoavelmente diferenciado”, em termos de cobrança, em relação ao pioneiro Uber.

Em entrevista à Agência de Notícias da Câmara dos Deputados, o presidente da instituição, Rodrigo Maia, diz que as negociações caminham para “um texto alternativo”: seria feita uma regulamentação geral, deixando para os municípios a regulamentação específica sobre o tema.

Nesta terça, deve ser votado projeto o pedido de regime de urgência; em seguida, vota-se no plenário o objeto em si.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?