metropoles.com

Vira-lata conclui tratamento contra câncer e recebe homenagem

Batizado de Caramelo, o vira-lata ficou três meses internado para tratar um tumor maligno conhecido como Tumor Venéreo Transmissível (TVT)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles
1 de 1 Imagem cedida ao Metrópoles - Foto: null

O cãozinho Caramelo tem uma história repleta de obstáculos, mas também de vitórias. A mais recente foi a conclusão de um tratamento contra um tumor maligno conhecido como Tumor Venéreo Transmissível (TVT). Na ocasião, o vira-lata recebeu, inclusive, uma homenagem da equipe médica. 

Em 2022, Caramelo foi resgatado da rua, onde vivia em uma casinha de papelão em uma praça de Ceilândia, no Distrito Federal. O encontro com a tutora Gabriela Pereira foi como um amor à primeira vista. Com a ajuda de uma vizinha, Gabriela começou a cuidar do animal, que recebeu vacina, remédios e foi castrado. Mas um ano depois, ele ficou doente.

O vira-lata chegou a fazer um tratamento para infecção urinária, mas, depois, descobriram que essa não era a causa do incomodo. Após uma série de exames e tratamentos, ele foi diagnosticado com Tumor Venéreo Transmissível (TVT), doença que afeta a genitália de cães de ambos os sexos.

Imagem cedida ao Metrópoles
O vira-lata Caramelo recebeu todos os cuidados enquanto tratava um tipo de câncer

Doença comum com diagnóstico difícil

Apesar de ser um dos tumores que mais acomete a espécie canina, o TVT tem um diagnóstico difícil. Ele é transmitido por células de animal para animal, por contato direto, principalmente pelo contato sexual, brigas ou interações, como lambedura, mordedura ou arranhadura, entre portadores e susceptíveis.

Os tumores, geralmente, se encontram no interior das genitálias dos animais, sendo um local de difícil visualização, e podem ser identificados por meio do exame dessas lesões. Entre os sintomas mais comuns estão o aumento da frequência de lambeduras na região afetada e a apresentação de secreção líquida, normalmente, com cor de sangue, que vai aumentando conforme o tumor cresce.

Em estágio avançado, a doença pode ser visualizada por meio do aumento do volume das regiões afetadas, e até mesmo visualização do tumor aderido às mucosas das genitálias.

Mais uma vitória

O principal tratamento da doença é feito com a aplicação de uma medicação específica via intravenosa. São feitas, no mínimo, quatro aplicações, uma a cada semana ou até remissão total do tumor.

Caramelo passou por três meses de tratamento. Ele ficou internado, tomou soro e remédios. Alegre, o vira-lata conquistou a equipe de professores e alunos da clínica da UNICEPLAC, que organizou uma homenagem em seu último dia de internação. (assista ao vídeo aqui)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?