Esporte pouco conhecido ajuda a gastar a energia dos cães; saiba qual
O flyball é um esporte praticado por cachorros que tem como objetivo fazer com que os cães saltem alguns obstáculos. Veja detalhes
atualizado
Compartilhar notícia
Os cães são sempre muito inteligentes e animados. Um jeito de ajudá-los a gastar toda a energia acumulada é por meio de brincadeiras, passeios e esportes, como o flyball. A modalidade consiste em uma corrida de revezamento com obstáculos feitos especialmente para os cachorros.
O flyball surgiu no final da década de 1960 e início da década de 1970, nos Estados Unidos. Ele foi criado por Herbert Wagner, que desenvolveu uma caixa lançadora de bolinhas para que seu cachorro brincasse sozinho quando ele não estivesse em casa.
Com o sucesso do brinquedo, alguns treinadores de cães juntaram o dispositivo a uma corrida de revezamento com obstáculos. Em 1984, foi fundada a Associação Norte-Americana de Flyball, tornando o esporte popular nos Estados Unidos e em outros países.
O objetivo do esporte é fazer o cão passar por obstáculos, com 20 a 40 centímetros de altura, separados por cerca de três metros de distância um do outro, até chegar à caixa. Depois, ele deverá pressionar o pedal com a pata para lançar a bola, pegar e voltar, passando novamente pelos obstáculos no menor tempo possível.
Ao passar pela linha de chegada, outro cachorro inicia a corrida até todos cumprirem o percurso. A equipe é formada por seis cães, no quais quatro são competidores e dois ficam na reserva, e a corrida é feita simultaneamente, ou seja, quem terminar primeiro ganha.
Não é apenas um esporte de velocidade, mas também de habilidade, resistência, estratégia e inteligência. Vale ressaltar que não existe uma raça específica de cachorro para praticar a modalidade. Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, o esporte é uma ótima opção para os tutores divertirem os pets.
Veja como funciona o esporte aqui.