Veterinária esclarece se tratamentos caseiros para pulgas funcionam
Muitos tutores recorrem a receitas caseiras para solucionar o problema. Especialista revela se truques amadores são realmente eficazes
atualizado
Compartilhar notícia
Nenhum tutor gosta de ver o pet em agonia, sobretudo quando o assunto é pulgas. Por isso, para solucionar o problema, muitos recorrem a receitas caseiras. Na internet, truques amadores como aplicar sabão, bicarbonato de sódio e sal no cachorro são comuns e prometem aliviar rapidamente a coceira. Ao Metrópoles, a veterinária Joana Barros esclarece as principais dúvidas sobre esses métodos.
Segundo a especialista, o bicarbonato e o sal podem, de fato, agir como agentes secantes das pulgas, o que não descarta a necessidade de uma aspiração para remover de vez os insetos.
A veterinária revela que existem diversas formas mais seguras e eficazes de tratar a questão. “Temos pipetas, sprays e comprimidos de variadas substâncias para dar fim ao problema”, tranquiliza.
Há também tratamentos naturais. “Podemos contar com talco homeopático, que é ótimo para filhotes infestados”, elucida.
De acordo com a especialista, homeopatia em spray oral ou glóbulos, assim como os repelentes à base de Neem, são “ótimos repelentes”.
É interessante destacar que, segundo Joana, em casos de infestação de pulgas, “é importante que o tratamento seja feito em duas frentes simultaneamente: os pets infestados e o ambiente. Tratar um sem tratar o outro não será suficiente.”
Para desinfetar o ambiente, use produtos à base de Neem ou inseticidas tradicionais. Além disso, a veterinária indica aspirar a casa e lavar com água quente todos os tecidos com os quais o pet teve contato.
Outra duvida que muitas pessoas têm é se a pulga do cachorro é a mesma do gato. A resposta para a questão, segundo a veterinária, é sim.