metropoles.com

Veterinária dá dicas de como oferecer frutas e verduras aos pets

Alguns alimentos podem ser oferecidos aos pets com moderação, pois eles trazem diversos benefícios para a saúde dos peludos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Unsplash
cachorro comendo pets
1 de 1 cachorro comendo pets - Foto: Reprodução/Unsplash

Quando o assunto é a alimentação dos pets, muitas dúvidas surgem sobre o que eles podem comer ou não, levando em consideração alimentos que são tóxicos e perigosos para eles. Mas existem algumas frutas e verduras que podem ser oferecidas aos bichinhos e que ainda trazem diversos benefícios.

De acordo com a médica veterinária, Roberta Azevedo, as frutas e legumes permitidos devem ser oferecidos com moderação, em forma de petiscos ou agrados. Com isso, esses alimentos não devem substituir a alimentação completa e regular dos cães. Mas no geral, o fornecimento de frutas e verduras não provoca nenhum mal.

“O tutor deve apenas observar quais frutas e verduras podem ser oferecidas e tomar cuidado com as sementes, caroços e cascas, pois esses podem causar engasgos e outros tipos de problema no estômago e intestino do animal”, afirma.

A veterinária conta que alimentos como o alho, a cebola e similares, como o alho poró e a cebolinha, são muito perigosos para cães e gatos e não devem ser oferecidos. Eles contêm alicina, que pode destruir as células de sangue do pet, causando anemia. “Outros alimentos que não podem ser oferecidos são os fungos e cogumelos, batata por conta do amido, tomates verdes e as sementes da maçã, abacate, uvas e figo. Todos estes são alimentos tóxicos e perigosos”, afirma.

E pensando em facilitar a vida dos tutores, o Metrópoles selecionou junto com a médica veterinária, Roberta Azevedo, uma lista de frutas e verduras que podem ser oferecidas aos pets. Confira:

Banana: deve ser dada em pequenas quantidades e sempre sem casca. Rica em potássio, fibras e vitaminas A, do complexo B, C e E, ela auxilia na função intestinal dos pets, além de ser uma ótima fonte de energia.

Laranja e caqui: devem ser oferecidas sem casca, sem semente e em poucas quantidades. Fonte de vitamina C, A, B e E, possui antioxidantes, substâncias antialérgicas e anti inflamatórias. Além de auxiliar no controle da pressão arterial, fortalecem o sistema imunológico e diminuem o risco de doenças degenerativas. No entanto, não devem ser dadas para animais que têm problemas digestivos.

Maçã e manga: A maçã deve ser oferecida sem as sementes e não há nenhum problema o pet comer com casca e em pedacinhos. A maçã é rica em probióticos, aumenta a imunidade e regula a glicemia. Já a manga deve ser dada sem casca e caroço. Esse alimento possui carotenoides que fortalecem o sistema imunológico, sais minerais, fibras e vitaminas A, B e C.

Melancia e melão: Ambos devem ser dados sem casca e sementes. A melancia é fonte de licopeno e vitaminas A, B6 e C e traz muitos benefícios. O melão é uma boa fonte de vitaminas B6 e C, fibras e potássio. Além disso, contém cálcio, fósforo e ferro.

Morango e pera: O morango deve ser oferecido sem as folhas e de preferência ser orgânico. Ele melhora a função cerebral e possui antioxidantes e vitamina C. A pera pode ser dada ao pet com casca e sem sementes. É fonte de potássio, sais minerais e vitaminas A, B1, B2 e C. Ela aumenta a imunidade e protege o intestino de doenças inflamatórias.

Goiaba: Sem casca e em pouca quantidade. Contém substâncias como o licopeno que é antioxidante, vitaminas C, A e do complexo B, cálcio, fósforo e ferro.

“Já as verduras devem ser sempre cozidas, no vapor ou somente em água sem sal. Cenoura, brócolis, batata doce, abóbora, chuchu, inhame e espinafre podem ser oferecidos e trazem muitos benefícios. O alface também pode ser oferecido e ele é o único que pode ser fornecido sem ser cozido”, finaliza.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?