Veterinária dá 7 dicas para fazer seu gato beber mais água
Com a chegada dos períodos de seca, os felinos podem acabar sendo afetados pela desidratação; veja como fazer seu gato não desidratar
atualizado
Compartilhar notícia
Você sabia que os gatos costumam sofrem durante os longos períodos de seca no inverno? Isso porque os felinos normalmente têm um imprudente desinteresse pela ingestão de água, uma vez que o líquido não tem sabor ou nenhum outro atrativo que capture a atenção dos bichanos. O Metrópoles, então, entrevistou especialistas para darem dicas para resolver o problema.
Segundo a veterinária Hellen Felix Mendonça, é rotineiro que os gatos fiquem desidratados, sobretudo durante o período da seca. Mas não é só nessa época do ano que os amigos de quatro patas passam longe do bebedor.
Eles costumam ingerir pouca água de maneira geral. A quantidade ingerida, então, é insuficiente para manter o corpo hidratado.
“Os rins dessa espécie contém menos néfrons [responsáveis pela filtração do sangue e produção de urina]. Isso, associado à baixa ingestão hídrica, aumenta o risco de nefropatias, mais comum em gatos idosos”, esclarece Mendonça.
Veja, abaixo, sete dicas para fazer seu gato beber mais água:
Sachês e patês
Esse alimento não somente é saboroso para os pets, como também é úmido, por ter água em sua composição. Mendonça indica a escolha de marcas com baixa quantidade de sódio e fósforo.
Instalar fontes de água
O líquido fresco e com barulho de água corrente é algo atrativo para os gatinhos.
Colocar potinhos de água pela casa…
…Especialmente com pedrinhas de gelo. Segundo a médica, o manejo ajuda muito não só durante o período seco, mas é indicado durante todo ano.
Trocar frequentemente os potes de água
Segundo a veterinária Jacqueline Kennusar Tormin, do Centro Veterinário da Visão, alguns animais podem não querer beber água pelo potinho estar sujo ou com água parada.
Não deixar a água perto da caixa de areia
O odor das caixas pode desencorajar os gatos de beberem o líquido.
Manter os potes de água perto de potes de comida
Os sais presentes nas rações podem incentivar esses pets a beberem água com maior frequência.
Potes largos
Outra dica recomendada por Tormin é o uso de potes maiores, pois o gato pode se sentir incomodado com o seu “bigodinho” encostando na borda ou na água.