Veja o que fazer após uma mordida de cachorro
Pode ser algo corriqueiro ou uma emergência médica. Saiba o que fazer após uma mordida de cachorro
atualizado
Compartilhar notícia
Os cachorros são os melhores amigos dos humanos, todo mundo sabe disso. Esse forte laço não impede, no entanto, que os pets sintam medo, insegurança ou interpretem um gesto qualquer como ameaça. Daí, eles partem para a agressão. Mordidas de cachorro podem ser corriqueiras, mas também podem gerar consequências graves.
Afinal, pequenas escoriações na pele, cortes, sangramentos e até fraturas ósseas (geralmente quando o episódio envolve animais de grande porte) podem desencadear infecções.
O que fazer após uma mordida de cachorro?
A boca dos cães abriga cerca de 300 espécies de micro-organismos, entre bactérias, fungos, vírus e protozoários. Uma mordida, portanto, pode transferir parte desses germes para a pele e os tecidos expostos, gerando lesões inflamatórias e/ou infecciosas.
Sempre que ocorrer um ataque, por mais leve que seja, e também em casos de arranhões, que podem acontecer mesmo em brincadeiras, as vítimas devem fazer o seguinte:
- Lavar o corte com água corrente e sabão;
- Manter a região ensaboada por cinco minutos ou desinfetar o local com soro fisiológico (ou outro produto antisséptico);
- Estancar o sangramento com curativo de compressão;
- Buscar atendimento médico.
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.