metropoles.com

Veja alguns cuidados essenciais com a alimentação dos pets no verão

Você sabia que é possível mantê-los hidratados com a ajuda da alimentação? Descubra com as dicas de uma veterinária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Pinterest
Cachorro de pequeno porte branco com caramelho e pote de ração
1 de 1 Cachorro de pequeno porte branco com caramelho e pote de ração - Foto: Reprodução/Pinterest

Você sabia que os cachorros, principalmente os filhotes e os mais idosos, também podem ter problemas comuns no verão, como desidratação e até “pedras” na bexiga? Com aumento das temperaturas, é fundamental ficar de olho na quantidade de água ingerida pelo seu “aumigo”. A falta da substância pode ocasionar complicações graves.

Por isso, há outras maneiras de ajuda os animais a consumir uma quantidade adequada de água: uma delas é por meio da alimentação. Oferecer alimentos úmidos, como os sachês de ração, é a forma mais eficiente para contribuir com esse consumo. Além de diversificar o paladar dos caninos, é altamente saboroso.

Cachorro branco deitado com óculos

“No mercado, existem sachês com alto teor de água e formulados especificamente para serem oferecidos compondo a dieta junto com a alimentação seca, justamente para auxiliar tutores que lidam com os desafios de hidratar seus pets de maneira adequada. Um sachê pode chegar a 80% ou mais de água”, explica a veterinária Mayara Andrade.

Cães e gatos agem diferente quando sentem sede

A água é de extrema importância para manter ativas diversas funções do organismo dos pets, como na digestão. E mais: compõe grande parte da massa corporal e auxilia na saúde do trato urinário superior e inferior.

Vale destacar, porém, que gatos e cachorros agem de forma diferente quando estão com sede. Os doguinhos geralmente “batem” a meta diária porque procuram ingerir algum líquido quando têm sede. Já os gatos costumam postergar esse hábito.

Isso acontece porque os felinos descendem de regiões desérticas e passaram por longos períodos de indisponibilidade de água. Com isso, desenvolveram a capacidade de concentrar muito a urina em comparação a outras espécies e aos humanos.

“Para evitar a desidratação, os gatos acabam retendo a urina e, consequentemente, assim como em humanos, passam a ter uma urina mais concentrada, aumentando a chances de desenvolverem tanto infecções de urina quanto cálculos urinários. Ter um consumo diário de água adequado é fundamental para eles”, explica Mayara.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?