Vale a pena comprar o tapete gelado para refrescar seu cachorro?
O Metrópoles conversou com a veterinária Patrícia Granjeiro para saber quais os benefícios dele
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo em tempos que o friozinho ataca as cidades brasileiras, o cães e gatos sofrem com o calor por conta dos pelos e do aquecimento natural da casa. Nos dias e nas noites mais quentes, os cachorros correm risco de desenvolver hipertemia, que pode causar aceleração no ritmo respiratório, respiração ofegante, vômitos, diarreias, entre outros sintomas. Para amenizar esse desconforto, o tapete gelado para cachorro aparece como um recurso aos tutores.
O produto é um colchonete de nylon, recheado com espuma e gel (não tóxico), que promete refrescar os bichos. O gel interno é ativado com o peso e a pressão do animal, ou seja, começa a funcionar quando o pet está sobre ele. O equipamento promete baixar a temperatura entre 6ºC e 10°C em relação à registrada no ambiente.
De acordo com a veterinária Patrícia Granjeiro, o acessório diminui de 1ºC a 2ºC a temperatura do animal. A especialista diz que o acessório tem praticamente o mesmo efeito de quando o animal deita no piso frio, como cerâmica, pedra e porcelanato. “Só é um pouco mais gelado e pode fazer a sensação de frescor durar mais. Uma vantagem é que o tapete é almofadado, portanto é melhor para as articulações do bicho”, comenta.
Ela conta que os cães têm temperatura corporal mais elevada que os humanos, entre 38ºC e 39,5ºC, e, por isso, é importante ajudá-los a enfrentar o calor. “Os animais de focinho achatado, como os das raças pug e buldogue, sofrem ainda mais com as altas temperaturas e, por isso, exigem atenção redobrada”, aconselha.
Algumas das marcas disponíveis no mercado brasileiro são Akio Fresh, All For Paws (AFP), Chalesco, Ferplast, Jambo Pet e Pet Refresk. Os tapetes são vendidos em diferentes tamanhos (P, M, G e GG), de acordo com o porte do animal. A maioria dos produtos é importada e custa entre R$ 80 e R$ 150.
A tecnologia é ativada com o peso do pet e funciona por 3 a 4 horas, quando o dono deve higienizar e deixá-lo “descansando” por 30 minutos antes de usar de novo. Confira algumas opções: