Vai adotar? Veja dicas para dar as boas-vindas ao novo pet
Segundo levantamento, a presença de cães e gatos nos lares brasileiros cresceu com a pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), o número de animais de companhia nos lares brasileiros aumentou cerca de 30% durante a pandemia, com uma predominância maior de gatos. Outro dado interessante é que 23% dos tutores entrevistados adquiriram seu primeiro pet em meio ao isolamento social.
Em coletiva, Leonardo Brandão, coordenador da COMAC, destacou o crescimento da adoção no país e a importância dos pets para a saúde das pessoas. “O que percebemos é que as famílias adotaram mais, inclusive tendo um grande percentual de pessoas que adquiriram o primeiro pet durante a pandemia. Os animais de companhia são extremamente importantes para a saúde e bem-estar emocional das famílias durante esse período de estresse. E isso alavancou as adoções, que já eram uma tendência forte, mas foram alavancadas”, comentou.
No entanto, apesar dos números animadores e do fortalecimento dos laços entre tutores e pets, também apontado pela pesquisa, o Radar Pet 2021 estima ainda que cerca de 10 milhões de animais de companhia foram abandonados durante a pandemia. Uma das razões para o abandono seria a perda de poder aquisitivo de grande parte da população.
Leia a matéria completa no portal Alto Astral.