metropoles.com

Uso da cannabis na medicina veterinária é aprovado pela Anvisa

A decisão possibilita que médicos veterinários usem produtos à base de cannabis em tratamento de doenças em animais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de um cachorro usando óleo medicinal - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de um cachorro usando óleo medicinal - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na quarta-feira (30/11), a regularização de produtos à base de cannabis para tratamento veterinário em animais. A decisão possibilita que médicos da área utilizem substâncias canabinóides para tratar diversas doenças.

Em comunicado, a Anvisa informou que somente os médicos veterinários habilitados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) terão permissão para prescrever os medicamentos à base de cannabis. Os produtos precisam ter registro e autorização sanitária da Anvisa ou ser regularizados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Cannabis medicinal
Cannabis medicinal

Os médicos veterinários só poderão prescrever os medicamentos em receitas especiais a serem retidas nas farmácias. Isso já acontece com outros produtos controlados, conforme a legislação vigente, garantindo o seu uso estritamente terapêutico.

O órgão ainda reiterou que a manipulação de produtos à base de cannabis continua proibida. “A medida também não altera as determinações da RDC 660/2022, que prevê a possibilidade de importação por pessoa física somente para uso próprio (uso humano)”, diz a nota.

Uso da cannabis em pets

A forma mais utilizada da cannabis para tratamento de doenças em pets é na versão óleo, sendo administrada de forma oral. De acordo com a médica veterinária Julianna Gomes, o produto é feito com o extrato da planta cannabis. Outras opções são em creme e sprays.

A profissional relata ao Metrópoles que os pets em tratamento de condições como epilepsia, dores crônicas provenientes de artrite, inflamações, lesões agudas e crônicas em coluna vertebral, têm tido sucesso em reverter os sintomas por meio do uso de remédios à base da fórmula.

Getty Images

“Condições autoimunes, glaucoma e até mesmo ansiedade nos cachorros que foram tratadas com os compostos da planta de cannabis tiveram resultados positivos”, diz a veterinária.

Os felinos também se beneficiam com os tratamentos feitos com o extrato da planta. “Isso inclui gatos com problemas de cistite idiopática felina (Síndrome de Pandora), ansiedade, dores crônicas, inflamação, convulsões e até questões comportamentais”, finaliza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?