Ursos polares tomam estação meteorológica abandonada. Vídeo e fotos
Fotógrafo Dmítri Kokh fez cliques fantásticos de ursos polares que se apoderaram de estação meteorológica abandonada há 30 anos na Rússia
atualizado
Compartilhar notícia
Cientistas deixaram uma estação meteorológica russa no ártico há três décadas, e a natureza vem desde então retomando o seu lugar. As lentes do fotógrafo Dmítri Kokh captaram de forma sensível o fenômeno: vários ursos polares que transformaram as instalações abandonadas em um lar e parque de diversões.
As imagens, feitas na Ilha Koliutchin, no mar de Chukotki, mostram o rastro que ficou dos seres humanos: construções destruídas, envelhecidas pelo tempo. Entre paredes com tinta descascada, pedaços de madeira podre aparentes e objetos de metal enferrujado espalhados no campo os imponentes ursos se destacam e até parecem fazer pose.
O assentamento humano mais próximo fica a pouco mais de 14 quilômetros por via marítima, mas o mar ao redor da ilha permanece coberto de gelo por cerca de nove meses ao ano: condições perfeitas para que a natureza transforme o lar dos ursos, além de outros animais, como morsas e uma incrível variedade de aves.
Experiência única
Em seu site, Dmítri Kokh explicou que o “ensaio” ocorreu em setembro de 2021, quando viajava de iate à vela ao longo da costa, quando percorreu “mais de 1200 milhas de paisagens intocadas, vilas perdidas no tempo, manchas com fauna variada e mares cheios de vida.”
“Sempre quis tirar fotos legais de ursos polares, e esse foi o principal alvo de nossa expedição. Esperávamos encontrá-los principalmente na Ilha Wrangel, famosa em todo o mundo por ser o lar de muitos ursos. Não este ano, como descobrimos depois – talvez por causa do verão muito frio. Mas a natureza sempre mandando algo quando você menos espera – quando passamos pela Ilha Kolyuchin, perto da costa norte de Chukotka, vimos alguns movimentos nas janelas das casas abandonadas ali. E quando chegamos perto – aqueles eram ursos!”, descreveu o profissional, ao destacar que a situação “foi única em sua vida”.
Foto premiada
A foto de um urso polar em uma janela (veja acima), intitulada Temporada de Dátcha, ganhou recentemente o título de melhor imagem da vida selvagem em ambiente antropogênico, em um concurso organizado pela revista National Geographic.