Tudo sobre o Fox paulistinha, raça oficializada como brasileira
Acredita-se que eles são descendentes de cães fox terrier e foram importados da Europa para o Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Segunda raça oficializada como brasileira (a primeira foi a raça fila), o fox paulistinha é um cão de pequeno a médio porte.
Muito ativos, curiosos e com um grande instinto de caça, eles são bons cães de guarda e também são excelentes animais de estimação, ideais para aqueles que gostam de vida ativa e buscam um companheiro para os esportes.
De fato, o fox paulistinha é um cão que exige queima de grandes doses de energia física e mental e não é recomendado para pessoas que moram em apartamentos ou que têm filhos pequenos. Sua história é pouco conhecida e controversa. Alguns acreditam que ele seja descendente de cães fox terrier de pelo liso importados da Europa para o Brasil que foram cruzados com cães locais nas fazendas.
Outros escolas de pensamento afirmam que o verdadeiro descendente do fox paulistinha é o jack russell. Finalmente, há quem pense que provavelmente as duas raças mencionadas são a base dessa raça brasileira de cães.
Características
Nos machos, a altura é de 35 a 40 cm, já as fêmeas têm entre 33 e 38 cm. De acordo com o padrão da FCI, nem machos nem fêmeas devem exceder 10 kg. O corpo do fox paulistinha é bem proporcionado e de forma quadrada, ou seja, a altura e o comprimento são equivalentes. Apesar disso, suas linhas são curvas e bem definidas, ao contrário do fox terrier, cujo corpo segue linhas retas e angulares.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.