Três motivos para não alimentar gatos com ração para cachorro
Segundo veterinários, os gatos não devem comer comida de cachorro regularmente, já que possuem requisitos nutricionais diferentes. Entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Quem tem pet em casa deve saber que esses bichinhos são um pouco curiosos. Alguns animais de estimação, como os gatos, gostam de comer a comida de seus companheiros de casa. Afinal, quem não adoraria experimentar novos sabores de ração de vez em quando?
No entanto, se o gato preferir a comida do cão em vez da sua própria ração, é hora de pensar bem nessa situação. Veterinários falam que não é uma boa ideia que os gatos comam comida de cachorro regularmente, já que esses bichanos possuem requisitos nutricionais diferentes.
Vale ressaltar que comer alguns pedaços de ração de cachorro de vez em quando não fará mal ao gato ou o deixará doente – desde que a comida de cachorro não faça parte regular de sua dieta.
Confira, abaixo, três razões para não alimentar gatos com comida de cachorro.
Os gatos precisam de nutrientes encontrados apenas na carne
Os gatos são carnívoros obrigatórios, ou seja, eles precisam de nutrientes encontrados apenas em fontes animais, conforme relatou a veterinária Katja Lang ao portal Insider.
Em contrapartida, os cães são onívoros, o que significa que podem obter nutrição de fontes vegetais e animais. Dessa forma, a ração dos cães pode conter alimentos à base de plantas que podem não se adaptar ao estômago do seu gato.
“Muitos alimentos para cães contêm grãos, como milho e trigo, que podem causar problemas digestivos em gatos”, diz Audrey Wystrach , veterinária e CEO da Petfolk.
Os gatos precisam de mais gordura do que os cachorros
A maioria dos alimentos para gatos possuem um teor de gordura mais alto do que a comida dos cães. Segundo a Associação Americana de Oficiais de Controle de Alimentos (AAFCO), os alimentos para gatos precisam de um mínimo de 9% de gordura, enquanto para cães necessitam apenas de 5,5% de gordura.
A gordura é essencial para a dieta de um gato, pois fornece energia; e entrega ácidos essenciais, como ômega 3 e ômega 6. Além disso, auxilia no transporte de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, E, D e K.
Se um gato comer rações com baixo teor de gordura, ele pode ficar sem os nutrientes essenciais, o que pode causar diversos problemas de saúde. Pele escamosa, perda de peso e distúrbios na visão são alguns deles.
Os gatos têm diferentes necessidades de aminoácidos
Boa parte das comidas de cachorro não contém aminoácidos suficientes para suprir a necessidade dos gatos. A taurina, por exemplo, não é essencial para os cães, mas os felinos precisam dela para o bom funcionamento de seus corpos.
Por isso, os gatos que comem regularmente ração para cães podem desenvolver uma deficiência de nutrientes, causando cegueira e surdez, entre outros problemas. Alguns sinais evidenciam a deficiência de taurina e indicam que é hora de marcar uma consulta com o veterinário, como fraqueza, apetite reduzido, falta de respostas a certos sons e letargia.
Como alimentar o gato de forma adequada
Ao Metrópoles, a médica veterinária da Royal Canin Priscila Rizelo falou sobre a alimentação felina e ainda deu dicas de como tornar esse momento mais prazeroso para o pet. Leia a matéria completa aqui.